12ª Semana de Enfermagem da Unisulma reúne mais de 300 participantes

Nos dias 13 a 16 de maio, foi realizada a 12ª Semana de Enfermagem da Unisulma com o tema “O direito à saúde dos vulneráveis e suas interfaces”. O evento foi direcionado aos profissionais, comunidade acadêmica da saúde e áreas afins.

Com discussões voltadas às minorias, a atividade teve como objetivo levantar questões sobre as formas de proteção e promoção à saúde das populações com baixo dinamismo econômico e/ou precários recursos sócio-educacionais.

Palestras, mesas-redondas, apresentações e rodas de conversas, foram atividades oferecidas para os acadêmicos, além de conhecimentos compartilhados por meio de dezenove profissionais presentes. A Semana de Enfermagem contou com mais de 300 participantes dos estados do Maranhão, Tocantins e Goiás.

Para a enfermeira e organizadora da atividade , Maria Olyntha de Almeida, o evento apresentou bons resultados e mostrou crescimento de público em relação às edições anteriores. “A avaliação é positiva quando fazemos a comparação com anos anteriores. Todos os alunos da Enfermagem participaram do evento e ainda contamos com o público externo, a tendência é que a atividade vá melhorando a cada ano”, comentou.

Além disso, acrescenta sobre o estímulo a pesquisa científica promovida por meio do evento, que contou com a apresentação de mais de 100 artigos científicos em apresentados na modalidade oral e de banners, “a produção científica é um incentivo que a instituição vem nos dando pra que nós, professores, possamos despertar os nossos alunos e consequentemente, toda a população”, conclui.

Os trabalhos apresentados serão publicados nos anais da Revista Acervo Saúde (ISSN 2178-2091), Qualis B2 CAPES. Ao final do evento, foram entregues premiações aos melhores trabalhos expostos pelos estudantes e profissionais. A 12ª Semana de Enfermagem da Unisulma encerrou com um momento de aprendizado sobre as danças circulares, com Maria Tenetehara.