Acadêmicos de Direito realizam visita técnica ao presídio

Atividade contribuiu na formação dos estudantes

Na manhã da última quinta-feira (4) os acadêmicos do 9º período (matutino) de Direito realizaram visita técnica à Unidade Prisional de Ressocialização de Imperatriz (UPRI). Acompanhados do professor da disciplina de Execução Penal, Oséias Cavalcanti os estudantes puderam ter contato direto com o ambiente carcerário para entenderem na prática os conteúdos aprendidos em sala de aula.

O momento teve como objetivo verificar o funcionamento de um estabelecimento penal; torná-los futuros profissionais com uma visão humanizada acerca da pena privativa de liberdade; avaliar as possibilidades práticas de atendimento dos objetivos da Lei de Execução Penal de acordo com as condições reais do sistema penitenciário brasileiro e complementar conceitos das disciplinas de Direito Constitucional, Penal e Processual Penal, estudadas anteriormente.

Na UPRI os acadêmicos foram recebidos pelo diretor geral, Renato Lindoso Dantas. Durante a visita o diretor de segurança, Diogo Roberto apresentou a aplicação prática da Lei de Execução Penal, tais como a remissão pelo trabalho e leitura, a apuração das faltas disciplinares, por meio do processo administrativo do interno, o banho de sol, assistência social, material e jurídica, entre outras.

O docente avalia a atividade como extremamente positiva e conta que, “os alunos puderam estabelecer diálogos com os presidiários, afastando, conceitos e preconceitos consolidados pelo senso comum, além de despertar uma visão jurídico-humanitária da pena privativa de liberdade, à luz da Constituição Federal de 1988”, finalizou.