fbpx

Acadêmicos de Fisioterapia apresentam trabalho em evento internacional

Estudantes visitam laboratórios da Unisulma
30 de setembro de 2016
Professora de Nutrição apresenta pesquisa em evento internacional
10 de outubro de 2016

Momento reuniu pesquisadores de vários países

Dos dias 28 a 29 de setembro foi realizado, em Jataí – GO, o V Congresso Internacional de História, nesta edição o evento discutiu a temática “Novas epistemes e narrativas contemporâneas”. Os estudantes de Fisioterapia da Unisulma, Gabriel Galdino e Bruno Wyllian Nascimento apresentaram uma pesquisa científica no congresso.

“Fatores que influenciam disfunções na coluna vertebral em indígenas da aldeia são José/Krikati no município de Montes Altos do Maranhão”, foi o tema da comunicação oral, sob a orientação da professora, Maria Perpétuo Marinho, apresentada no simpósio “Diálogos entre a história e a cultura”.

O trabalho que é resultado dos estudos realizados na disciplina de Fundamentos Socioantropológicos, ministrado pela docente, foi desenvolvido com o intuito de observar as causas que provocam distúrbios na coluna vertebral dos índios da aldeia.

A pesquisa de caráter etnográfico foi feita com 47 indígenas, entre 17 a 84 anos, sendo 65% do público mulheres. Submetidos a um questionário de dez perguntas que avaliava se os mesmos possuíam disfunções na coluna vertebral. Constatou-se prevalência de dor na região lombar (lombalgia).

Para os acadêmicos esse problema é acometido pela, “falta de conhecimento e orientação por um profissional de saúde especialista para uma reeducação postural”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acessibilidade
//]]>