Calouros na área da saúde participam de Cerimônia do Jaleco

Momento foi marcado por muita emoção

Os acadêmicos do 1º período de Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição da Unisulma, participaram na manhã da última sexta-feira (17), no auditório da instituição, da tradicional Cerimônia do Jaleco. O momento simbólico marca o ingresso dos estudantes nos cursos da área da saúde.

Estiveram presentes na mesa de abertura, a diretora acadêmica, Raquel Azevedo, os coordenadores dos cursos, Euzamar Santana, Dimitre Santos e Juraciara Abreu, a docente, Charlenne Monteiro, a acadêmica de Enfermagem, Vivian Ferreira e a enfermeira, Francisca Jacianta.

O momento simbólico visa despertar nos futuros enfermeiros, fisioterapeutas e nutricionistas os aspectos que fortalecem o profissionalismo e a ética. Em sua fala a diretora acadêmica desejou boas vindas aos novos estudantes na instituição e no campo da saúde e destacou a importância do jaleco.

Durante a cerimônia, os ingressantes ficaram de pé com o braço direito estendido para prestar o juramento. “Ao vestir esse jaleco, eu juro pela minha vida e minha honra, dedicar minha profissão a serviço da humanidade, e serei comprometido com os estudos e com a prestação de serviço à comunidade”, exclamaram todos em voz alta.

Na ocasião, foi entregue a comenda de “Reconhecimento Profissional da Saúde” para a enfermeira e mestre em saúde baseada em evidências, Francisca Jacinta Feitoza de Oliveira. A homenagem foi feita por seu trabalho ao longo de 16 anos em Imperatriz na luta para mudança de paradigma da atenção primária e na enfermagem.