fbpx

Capacitação aborda planejamento sobre atuação do profissional de Enfermagem

Dia do advogado é comemorado com presença de graduados em Direito
14 de agosto de 2017
Recepção aos ingressantes marca início das aulas de Educação Física
16 de agosto de 2017

Iniciativa arrecadou doações para instituição filantrópica

Para esclarecer a cerca da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) foi realizado dos dias 1º a 4 de agosto a Formação Acadêmica em SAE. A ferramenta organiza e ordena o trabalho do enfermeiro quanto ao método, pessoal e instrumentos visando torná-lo mais seguro. Promovido pelo curso de Enfermagem da Unisulma o momento reuniu professores e estudantes do 1º ao 10º período da graduação.

Na manhã do primeiro dia de evento a docente, Daisy Castro explicou sobre “Importância do SAE para a formação profissional”. “Enfermagem baseada em evidências”, foi tema debatido pelo professor, Wherveson Araújo.

Os conceitos, fases e finalidades da anamnese foram abordados, no segundo dia, pela docente, Olyntha Almeida. A anamnese é uma etapa de investigação realizada pelo profissional de saúde ao seu paciente com o propósito de iniciar o diagnóstico de uma doença para melhor tratá-la. A técnica buscar resgatar os fatos que se relacionem com a enfermidade.

A programação deu continuidade, no terceiro dia de atividade, explanando sobre “Exame-físico: geral e específicos”, ministrado pela professora, Cleize Santos durante toda a manhã. Já na parte da tarde aconteceu uma atividade prática no Laboratório de Semiologia da instituição, também supervisionada pela docente.

O último dia de programação iniciou com a palestra “Classificações em enfermagem: NANDA-NIC-NOC-CIPE-CIPESC”, em seguida ocorreu uma atividade sobre “Prescrição, implementação e avaliação”, ambas ministradas pela professora, Waléria Nascimento.

Para encerrar o evento, no período da tarde o professor, Osvaldo Theodoro explicou sobre “Método SOAP: subjetivo, objetivo, avaliação e planejamento”. Por fim, foi explicado sobre os instrumentos que orientam a sistematização da assistência de enfermagem, debatido pelas professoras, Waléria Nascimento e Olyntha Almeida durante a palestra “Apresentação dos instrumentos norteadores para SAE”.

Cada participante da Formação Acadêmica em Sistematização da Assistência de Enfermagem doou 1 kg de alimento não perecível que foi entregue para a Associação Lar São Francisco de Assis, instituição filantrópica destinada a abrigar idosos em Imperatriz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acessibilidade
//]]>