Curso de Psicologia da Unisulma comemora seu primeiro ano

Unisulma realiza colação de grau 2017.1
29 de agosto de 2017
Curso de Direito da Unisulma recebe selo de qualidade do Guia do Estudante 2017
6 de setembro de 2017

Coordenação da graduação e profissionais da área promoveram diversas atividades comemorativas

A última semana foi marcada por comemorações para os estudantes e docentes do curso de Psicologia da Unisulma, pioneiro na Região Tocantina. Isso porque no dia 27 de agosto a profissão de psicólogo completou 55 anos de regulamentação no Brasil, a comemoração foi em dose dupla, já que o curso também alcançou seu primeiro ano de funcionamento na instituição.

Para a coordenadora do curso, Kiria Karine Ribeiro esse pioneirismo tem uma responsabilidade em desmitificar a imagem que ainda se tem do profissional da área, muito ligada ao senso comum. “Se costuma dizer que a Psicologia, no Brasil, ainda está sendo construída pelos próprios psicólogos. A gente está construindo a profissão, e assim eu vejo os alunos da Unisulma, são eles que vão construir a cara da profissão nessa realidade, nesse contexto”, explica.

Para comemorar esse momento simbólico para os profissionais, docentes e alunos, a coordenação do curso promoveu diversas atividades acadêmicas e culturais ao longo da semana, como forma de enaltecer a profissão e mostrar para a comunidade a importância do psicólogo.

Durante a semana aconteceram duas palestras: “A importância da saúde mental e as possibilidades de atuação dos psicólogos”, realizada por profissionais da área na região e “Atuação do psicólogo: práticas emergentes e inovadoras”, ministrada pelos representantes do Conselho Regional de Psicologia. Além disso, houve também uma exposição artística com o tema “Subjetividade em arte”, no hall de entrada da faculdade, que depois foi exposta em um shopping da cidade.

Para a coordenadora, o evento comemorativo foi importante e de grande valor para a formação dos estudantes. “Eles tiveram oportunidade de ter contato com profissionais diferentes dos seus professores, dando a eles outra perspectiva do curso. Além do contato com uma representante do Conselho Regional de Psicologia que teve um momento particular com os acadêmicos”.

Para encerrar as comemorações, na manhã do dia 30 de agosto aconteceu uma festa em celebração ao primeiro ano do curso de Psicologia da Unisulma, que contou com a presença das mais de 100 pessoas que integram a graduação, entre eles docentes, acadêmicos, além de profissionais convidados para a cerimônia.

Profissão – O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) listou a Psicologia como uma das áreas que tiveram o maior aumento salarial nos últimos anos. O psicólogo é qualificado com estudos sobre o comportamento humano em todas as suas variantes, identificando distúrbios e dificuldades, ajudando o paciente a encontrar soluções para seus conflitos interiores, na busca para alcançar o equilíbrio e o bem-estar.

Além do tradicional atendimento clínico para tratar transtornos do comportamento humano, as empresas têm contratado esses profissionais para atividades como recrutamento e seleção, aconselhamento de carreira, desenvolvimento de campanhas de marketing e administração hospitalar. Na Unisulma, a graduação de bacharel em Psicologia tem duração de cinco anos e funciona no turno integral, com aulas no período da manhã.

1 Comentário

  1. janete disse:

    muito bom o seu artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *