Evento marca o dia do profissional de Educação Física

Programação aconteceu em diversos pontos da cidade

Palestras, mesa redonda, oficinas, aula de zumba, partidas de futebol e brincadeiras de rua foram algumas das atividades educativas e esportivas realizadas na Semana do Profissional de Educação Física da Unisulma. A programação em comemoração ao dia dessa profissão aconteceu nos dias 30 de agosto a 01 de setembro e foi destinada aos acadêmicos, profissionais da área e público em geral.

A abertura do evento aconteceu no auditório da faculdade com a mesa redonda, “Perspectivas para o desporto escolar na Região Tocantina”. Que contou com a participação do secretário de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), Márcio Jardim, o secretário de esporte de Governador Edison Lobão, Galciario de Arruda Garcia e representantes das secretarias de esporte de Imperatriz, Márcio Papel e Açailândia, Márcio Coelho. A discussão da temática foi mediada pelo professor do curso de Educação Física, Ubiracy Campos.

“É de suma importância o incentivo e desenvolvimento do desporto escolar em todas as regiões do Maranhão, pois ele é a principal ferramenta que leva nossas crianças e jovens a aprofundarem as suas capacidades e competências em uma determinada modalidade, de forma vocacional, para a qual se sintam especialmente motivados e inseridos no universo do esporte”, disse Jardim.

O secretário da Sedel destacou também em sua fala o legado físico e cultural deixado pelos grandes eventos esportivos realizados no Brasil nos últimos anos. Mencionando a realização dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, Jogos Olímpicos, Jogos Mundiais Militares, Copa do Mundo e as Paraolimpíadas. Jardim enfatizou ainda a importância de “pensar o esporte para além da inclusão social”, o vendo também como um direito constitucional. A mesa finalizou com um momento onde os docentes e acadêmicos puderam fazer perguntas aos convidados.

No dia 31 de agosto, na Praça Mary de Pinho, foi realizada uma aula de zumba com os frequentadores da Academia da Saúde. No auditório da Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI), o professor Carlos Airton Sanchest ministrou a palestra “Contextualização e estágio atual da Base Nacional Comum Curricular/ Educação Física”.

Para o encerramento do evento, no dia 01 de setembro, os frequentadores da Praça Mané Garrincha participaram de atividades práticas e brincadeiras de rua. E os universitários do curso e profissionais de educação física da região, jogam uma partida de futebol no Estádio Frei Epifânio D Abadia.