Fibromialgia é tema de capacitação

Professora de Nutrição apresenta pesquisa em evento internacional
10 de outubro de 2016
Exposição de alimentos fitoterápicos
14 de outubro de 2016

Momento contribuiu para formação dos universitários

Membros da Liga Acadêmica de Distúrbios Musculoesqueléticos (LADIM) da Unisulma participaram na última terça-feira (4) de oficina sobre avaliação de pacientes com Fibromialgia. A formação foi ministrada professor mestre e coordenador da LADIM Francisco Dimitre Santos.

Durante o momento foram estudados os questionários de dor McGill e de qualidade de vida WHOQOL-BREF. Também foi ensinado o manuseio do Dolorímetro, aparelho desenvolvido para medir a dor por pressão em qualquer parte do corpo e o Stabilizer, equipamento usado para fortalecimento e avaliação dos músculos estabilizadores do corpo.

Para a coordenadora de Fisioterapia, Fabiana Campos, as atividades de estudo e pesquisa desenvolvidas pela liga acadêmica do curso são importantes na formação dos estudantes do curso.

A LADIM visa desenvolver estudos científicos e trabalhos solidários, ampliando assim o conhecimento dos universitários e levando informações sobre prevenção e promoção da saúde para a comunidade. O projeto promove também, programas de educação em saúde e atendimentos a comunidade.

Os encontros da liga acadêmica acontecem uma vez por semana com atividades de ensino, pesquisa e extensão por meio de quatro eixos temáticos. No primeiro são abordados métodos e técnicas de pesquisa quantitativa e qualitativa em saúde; no segundo, os benefícios do método pilates na hérnia de disco lombar; e no terceiro e quarto, a reabilitação física nas dores musculoesqueléticas.