Microcefalia é tema de evento de Serviço Social

22 de novembro de 2016
Unisulma participa de Semana da Consciência Negra
25 de novembro de 2016

Momento contou com palestrantes de diferentes áreas

No dia 10 de novembro foi realizado, no auditório da Unisulma, o Colóquio de Serviço Social, a segunda edição do evento abordou a temática “dialogando sobre a microcefalia” e reuniu cerca de 150 participantes.

O colóquio teve como objetivo, “trazer a pauta dos mais recentes debates sobre o tema, através do olhar daqueles que lidam diretamente com a questão”, explicou a idealizadora do evento e acadêmica de Serviço Social da instituição, Letícia Andrade.

“A microcefalia é uma condição neurológica em que a cabeça e o cérebro da criança são menores do que os de outras da mesma idade e sexo.”, esclareceu o neuropediatra, Saide Vilas Novas.

Segundo o neuropediatra e palestrante do evento, “não há uma cura definitiva para a microcefalia, mas tratamentos realizados desde os primeiros anos melhoram o desenvolvimento e qualidade de vida da criança”.

A enfermeira e coordenadora do Follow-Up na cidade, Adnelma Lima explanou sobre a atuação do órgão, que é referência na Região Tocantina, desde janeiro deste ano, no acompanhamento e desenvolvimento desses casos. Até o momento, o setor diagnosticou 50 crianças com essa condição neurológica.

O evento organizado pelos universitários do 5º período do curso de Serviço Social, contou ainda com a explanação do psicólogo, Paulo Henrique Maia discorrendo sobre, “a contribuição do profissional da Psicologia no suporte às famílias de crianças com microcefalia”.

A assistente social do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Imperatriz, Doria Lima Linhares esclareceu o funcionamento do benefício de prestação continuada para portadores da doença. “Para ter direito é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja menor que ¼ do salário mínimo vigente”, explicou.