fbpx

Professor da Unisulma lança livro na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Unisulma participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
24 de outubro de 2016
Acadêmicas de Serviço Social participam de palestra sobre violência contra a mulher
4 de novembro de 2016

Obra aborda os espaços urbanos da região Sulmaranhense

O livro “O Regional e o Urbano no Sul do Maranhão: Delimitações Conceituais e Realidades Empíricas” foi relançado na última sexta-feira (21) durante a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Maranhão (SNCT/MA), realizada nos dias 19 a 22 de outubro em Imperatriz. A publicação é organizada pelo professor dos cursos de Serviço Social e Psicologia, Jailson de Macedo Sousa e possui 12 artigos que refletem a dinâmica do espaço regional e suas dimensões.

Dividido em três eixos principais, “A Dinâmica do Espaço Urbano Regional no Sul do Maranhão: uma reflexão a partir de grandes projetos econômicos”; “Contribuições ao Estudo da Geografia ao Estudo da Cidade e Região” e “Leituras Interdisciplinares do Urbano e do Regional no Sul do Maranhão”, a obra possui nove artigos de alunos do curso de Geografia da Universidade Estadual do Maranhão, dois de egressas do curso de Serviço Social da Unisulma e um artigo introdutório escrito pelo docente juntamente com o jornalista Adalberto Franklin.

Da Unisulma, o livro possui o artigo que enfatiza os “Significados do Programa Bolsa Família no Município de Imperatriz-MA: uma abordagem a partir dos benefícios do bairro Santa Rita”, das autoras Édyla Azevedo da Silva e Julieta Guerra Maia e “A Moradia como Direito e Exercício da Cidadania: uma análise das condições de moradia oferecidas pelo PAC às famílias da Vila Cafeteira”, de Débora Bravim, Lauride Benício e Jailson M. de Sousa. Os artigos foram escritos em 2010 durante a graduação das acadêmicas na instituição.

Com quase 500 páginas, o livro possui ainda temas como “Efeitos Socioespaciais de Grandes Projetos na Amazônia Oriental”; “Reflexos da Agricultura Tecnificada no Sudoeste Maranhense”; “Expressões da Centralidade do Urbano-Regional de Imperatriz – MA”; “A Dinâmica Socioambiental na cidade de Balsas e em sua Região de Influência”; “Contribuições do Ensino de Geografia ao estudo da Segregação Espacial Urbana em Imperatriz – MA”; “Discursos Políticos e Sociais no Contexto da Proposta de Criação do Estado do Maranhão do Sul”, entre outros.

SNCT – A Unisulma marcou presença também no evento com docentes avaliando trabalhos científicos, além de ter um estande na “Cidade da Ciência”, que contou com mais de 35 mil visitantes, de todas as idades, durante a programação.

No espaço da faculdade, o público participou de avaliação física, tratamento de rejuvenescimento facial, atendimento em um consultório de hebiatra, degustação de alimentos funcionais, além de acompanhar um debate sobre comportamento humano e novas tecnologias. Uma oportunidade, também, de conhecer nossos cursos de graduação, os projetos desenvolvidos e receber brindes personalizados.

A SNCT/MA organizada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) foi realizada pela primeira vez fora de São Luís, que sediou a semana durante 12 anos. A 13º edição do evento teve como tema “Ciência alimentando o Brasil” e se baseia na relação com os alimentos e a contribuição do conhecimento científico e tecnológico para tornar a alimentação diária cada vez melhor.

A cidade de Imperatriz foi escolhida para sediar o evento, segundo explicou o secretário da SECTI, Jhonatan Almada por ser hoje um polo de desenvolvimento regional e por comportar as principais instituições públicas de ensino superior e um grande número de faculdades privadas o que significa uma estrutura acadêmica muito forte e significativa.

1 Comentário

  1. henrique disse:

    Fazendo uma visitinha por aqui.
    Depois da uma passada na minha página que eu tenho algo muito bom mesmo, vale apena conferir.
    Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acessibilidade
//]]>