fbpx

Unisulma realiza Congresso de Direito Eleitoral

Lançamento do curso de bacharelado em Educação Física
25 de maio de 2016
Palestra discute os desafios do assistente social
31 de maio de 2016

O evento é uma parceria com a Escola Superior de Advocacia

De 18 a 20 de maio aconteceu em Imperatriz o Congresso de Direito Eleitoral. O evento voltado para advogados, acadêmicos de Direito, candidatos a prefeito e vereador, dirigentes de partidos políticos, contabilistas e publicitários debateu “As inovações político-jurídicas nas eleições de 2016”. A atividade organizada pela Unisulma visou abordar diversos aspectos da Reforma Eleitoral 2015, que introduziu mudanças na Lei das Eleições, Lei dos Partidos Políticos e Código Eleitoral.

Questões como, diretrizes da Justiça Eleitoral para o pleito deste ano, aspectos pragmáticos da Lei nº 13.165/2015, constituição, partidos políticos, impugnação de registro de candidaturas, prestação de contas públicas, lei da Ficha Limpa e combate à corrupção foram discutidas nos três dias.

Na abertura do congresso na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o presidente da Unisulma, Dimas Salustiano da Silva, destacou, “em virtude dessa grave crise institucional que o Brasil atravessa é fundamental as temáticas tratadas”. Salustiano esclareceu que “o direito nasce no território político” e assegurou que, “por mais graves e terríveis que sejam os acontecimentos trazidos pela política, não há outra saída a não ser pela própria política”.

O evento iniciou, no dia 18, com a palestra “As principais inovações da legislação eleitoral Lei nº 13.165/2015”, ministrada pelo diretor geral da Escola Superior de Advocacia (ESA), João Batista Ericeira, com participação do presidente da Comissão de Direito Eleitoral da Seccional OAB/MA, José Luis Gama e o vice-presidente da Comissão de Direito Eleitoral da Seccional da OAB/MA, Gustavo Vilas Boas.

A programação contou também com lançamento do livro “Eleições Municipais 2016: Registro de candidatos e Propaganda Eleitoral”, palestras e minicursos com especialistas do setor para discutir a Lei nº 13.165/2015, que introduziu mudanças nas Leis n° 9.504/1997 (Lei das Eleições), nº 9.096/1995 (Lei dos Partidos Políticos) e nº 4.737/1965 (Código Eleitoral).

A realização do Congresso de Direito Eleitoral é uma parceria com ESA e apoio da OAB/MA, por meio da subseção de Imperatriz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acessibilidade
//]]>
Atendimento via chat
Atendimento via chat