fbpx

Unisulma realiza programação pelo Outubro Rosa

Ação aconteceu durante todo dia

Uma série de atividades em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama foi realizada na Unisulma no dia 1º de novembro, doações de cabelo, minicursos e mesa-redonda fizeram parte da programação.

Durante a manhã e tarde foram recebidas doações de cabelos para confecção de perucas para pacientes em tratamento de câncer. Cabeleireiros voluntários do curso de Estética e Cosmética e da empresa Bio Extratus estiveram no hall de entrada da instituição aguardando para fazer o corte, além de oferecer as doadoras tratamentos estéticos.

Cerca de 100 doações foram feitas ao longo do dia, algumas voluntárias trouxeram de casa os fios já cortados em solidariedade com a iniciativa. A gerente de recursos humanos da Motoca, Márcia Sousa trouxe 40 doções de cabelos em uma campanha realizada dentro da empresa.

A temática central do Outubro Rosa foi discutida de forma multidisciplinar dentro dos minicursos, que discorreram sobre o câncer na perspectiva da área do Direito, Enfermagem, Educação Física, Nutrição e Psicologia. As capacitações tiveram o valor das inscrições revertido como doação ao Instituto Amar Mais, a ONG presta assistência a pessoas em tratamento contra o câncer.

Minicursos:
– Atividade física na recuperação de pacientes oncológicos;
– O fortalecimento de vínculos familiares durante o tratamento oncológico;
– Os aspectos nutricionais do paciente oncológico;
– Os cuidados de enfermagem no transplante de medula óssea;
– Os direitos do paciente oncológico: um olhar jurídico.

Na noite, profissionais de várias áreas se reuniram no auditório da Unisulma para a mesa-redonda, “Os diversos olhares profissionais na oncologia”. O momento contou com palestra do cirurgião oncológico, Jorge Lyra, o fisioterapeuta, Carlos Eduardo Aubarele e o promotor de justiça, Eduardo Lopes.

O curso de Enfermagem da Unisulma, a ONG “Patrícia Fios de Esperança”, que tem participação de docentes da faculdade e a Associação de Amparo aos Pacientes de Câncer da Região Tocantina (Ampare) trabalharam juntas para realização da ação.