Jornada de Psicologia marca dois anos do curso na Região Tocantina

Nos dias 27 e 28 de agosto, foi realizada na Unisulma a primeira edição da Jornada de Psicologia da instituição, após 2 anos da implantação do curso na cidade (o primeiro da Região Tocantina). A ocasião foi direcionada aos docentes, pesquisadores, profissionais, acadêmicos da área, e o público em geral interessado pelo evento e teve como tema “Diálogos com a profissão e a sociedade”.

Com a explanação de assuntos voltados ao campo das ciências psicológicas, o evento teve como intuito divulgar o desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão, discutir temáticas de interesse local, criar espaços de interlocução científica, promover aperfeiçoamento profissional, fortalecer os espaços de diálogo com os profissionais e estudantes da área, assim como com a sociedade.

Segundo a coordenadora do curso de Psicologia da Unisulma, Silvana Ferreira, ter acesso à informação dentro do âmbito psicológico foi um ganho para a comunidade, uma vez que abordou conhecimentos da área antes pouco explanados. “Para a sociedade foi também uma oportunidade de conhecer um pouquinho da Psicologia, de desmistificar o olhar da profissão como senso comum e passar a percebê-la como ciência. Através dessas apresentações de trabalho, de pesquisa, a sociedade teve oportunidade de começar a acessar e perceber como funciona os trabalhos que são feitos em laboratórios, por exemplo, usando técnicas de pesquisa”, esclareceu.

Palestras, oficinas e minicursos, foram atividades oferecidas para os acadêmicos, além de conhecimentos compartilhados por meio de trinta profissionais presentes. Para a psicóloga, organizadora da atividade e mestre em Educação Escolar, Kiria Ribeiro, o momento foi uma ampliação de conhecimento em diversas áreas em comum à área, e pontua “a gente começa a visualizar uma Psicologia feita pelos imperatrizenses. A jornada conseguiu fazer com que nossos alunos pudessem ter acesso a uma diversidade maior de temáticas das quais a Psicologia aborda e pode discutir, fazendo com que eles ampliem a sua visão, se envolvam em outras temáticas, conheçam outros profissionais e pesquisadores de outras áreas”, explicou.

Além disso, acrescenta ainda que não apenas acadêmicos puderam ser beneficiados com o evento “os profissionais que participaram da jornada tiveram a oportunidade de trocar experiência e falar das suas práticas e, poderem estar se qualificando ao ser oportunizados a ministrarem palestras e minicursos de alta qualidade”, conclui.

A ocasião contou com mais de 200 participantes. Ao final do evento foram entregues premiações pelo bom desempenho aos melhores trabalhos apresentados pelos estudantes. Além disso, puderam também receber o doutor em Psicologia Clínica, Carlos Mendes Rosa, com a palestra “As diferentes expressões do sofrimento contemporâneo” para o encerramento da jornada.