fbpx

Profissionais idosos e mercado de trabalho

Autor: Prof. Me. Lourival Ribeiro

Estamos envelhecendo. Isso é fato e inegável, ao final da leitura deste texto, você terá envelhecido mais alguns minutos.

O envelhecimento populacional é considerado o fenômeno mais significativo do século XXI¹. Estamos vivendo mais, graças aos avanços da ciência na área da saúde. No entanto, o Brasil é considerado um dos piores lugares para envelhecer. Por exemplo, olhe para as calçadas da sua cidade, é fácil os idosos se locomoverem? Olhe para os transportes públicos: possuem acessibilidade para idosos? Agora, olhe para o mercado de trabalho: quantos pessoas idosas você vê?

É comum vermos pessoas mais jovens sendo empregadas. Em vendas, mídias sociais ou tv é predominante a presença de pessoas jovens. Por outro lado, pessoas acima de 40, por exemplo, já encontram grandes dificuldades de ingressarem ou reingressarem no mercado de trabalho. As empresas esquecem que esse público tem muito a oferecer: vasta experiência consolidada, maturidade, sabem lidar com frustrações e desafios e outras competências. O que é diferente das últimas gerações.

Alguns países como o Japão, Canadá e outros da Europa já estão bem afrente do Brasil nesse sentido. É comum vermos trabalhadores idosos em vários espaços organizacionais. Aqui no Brasil estamos a passos lentos. As projeções apontam que 25.5% (58.2 milhões de pessoas) da população brasileira será composta por idosos até 2060.²

Então é urgente e necessário mudarmos nossa concepção sobre pessoas idosas nas empresas, mas acima disso, as empresas repensarem suas políticas de recrutamento, seleção e manutenção de pessoas idosas nas organizações. Em outras palavras, não demitir pessoas idosas e contratarem pessoas idosas – obviamente levando em consideração as singularidades desse público: ex; limitações físicas etc.

Um bom exemplo que temos no Brasil que costumo falar em sala de aula para meus alunos é o Banco BV. Os diretores do banco criaram uma área exclusiva contratando profissionais acima de 50 anos para atender o público acima de 65 anos. A Unilever também abre seletivos para estagiários acima de 50 anos.

São notícias boas, mas ainda temos um longo caminho pela frente. Deixo aqui o meu apelo aos empregadores, profissionais de RH e estudantes de administração essa reflexão para começar a tomarem atitudes. Lembrem-se: não teremos como fugir, pois já temos uma parte considerável da população idosa e até 2060 uma parte mais acentuada. E nesse período, seremos eu e você, idosos dentro das empresas.

Referências:

  1. CEPELLOS, Vanessa Martines; TONELLI, Maria José. Envelhecimento profissional: percepções e práticas de gestão da idade. Revista Alcance, v. 24, n. 1, p. 004-021, 2017.
  2. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2018). Agência IBGE, projeção da população 2018: Número de habitantes do país deve parar de crescer em 2047. Data de acesso: 28 Jan, 2022. Disponível em https: ibge.gov.br.