A INTERDISCIPLINARIDADE PARA O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
Palavras-chave:
Práticas interdisciplinares, Formação integral, Processo educativo, ReflexãoResumo
Este artigo tem como objetivo discutir a importância das metodologias pedagógicas interdisciplinares para o currículo do ensino médio integrado. Com uma abordagem exploratória, as metodologias empregadas para desenvolver este trabalho foi o de revisão de literatura, com aplicação do procedimento técnico de pesquisa bibliográfica, que consistiu em análises e interpretações de artigos de periódicos e dissertações. Utilizou-se as bases de dados do Portal de periódicos da CAPES, Portal Scielo Brasil e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A partir dos resultados encontrados foi possível observar que alguns docentes não possuem conhecimento sobre o conceito de interdisciplinaridade, dessa forma, esses professores tem dificuldade em desenvolver e identificar as práticas interdisciplinares em sala de aula. Ademais, percebeu-se que a interdisciplinaridade se torna importante para o ensino médio integrado por sua contribuição na formação integral, atribuindo ao processo educativo desenvolvimento das competências humanas e tecnológicas de forma conexa e coesa. Por tanto, este trabalho é relevante por discutir os principais indicadores que evidenciam a importância da relação de interdisciplinaridade com a formação profissional, proporcionando reflexão sobre as práticas pedagógicas no ensino médio integrado.
Referências
ARAUJO, M. S. Interdisciplinaridade e formação crítica no Ensino Médio: o caso do LabHum. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, v. 3, n. 6, p. 34-52, 2016. Disponível em: https://www.periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1880. Acesso em: 05 set. 2020. DOI:10.26568.
BOISOT. Discipline et interdisciplinarité. Ceri (Ed.), L'interdisciplinarité, Unesco/OCDE, Paris (1972), pp. 90-97. Problèmes d’enseignement et de recherche dans les Universités.
BONHEMBERGER, Marcelo; BOBRZYK, Sandro (Org.). Desafios interdisciplinares para a educação de crianças e adolescentes. Porto Alegre: EDIPUCRS, p. 277, 2020.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. BRASIL.
CAMPONEZ, S. A. B. Interdisciplinaridade em favor do currículo integrado: Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. 2019. 133 f. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2019.
FARIA, A.G.V.; CARDOSO, R.A.; GODOY, R.R. Ensino de química no técnico de nível médio integrado em informática: uma proposta de ensino contextualizado e interdisciplinar. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 2, n. 17, p. e7667, 2019. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/7667. Acesso em: 05 set. 2020. DOI: 10.15628.
FAZENDA, I.C.A.; TAVARES, D.; GODOY, H. Interdisciplinaridade na pesquisa científica. Campinas: Papirus, p. 130, 2015.
FAZENDA, I.C.A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas: Papirus, p. 146, 2016.
FAZENDA, I.C.A. (Org.). Didática e Interdisciplinaridade. Campinas, SP: Papirus, p. 194, 2015.
HECKHAUSEN, H.; MEYER, W.U. Causal ascriptions and achievement behavior: a conceptual analysis of effort and reanalysis of locus of control. Journal of personality and social psychology, v. 21, n. 2, p. 239-248, 1972.
HEINECK DE SOUZA, L.; VIAN, V.; CONCEIÇÃO OLIVEIRA, E.; DEL PINO, J. C.; MARCHI, M. I. Interdisciplinaridade e fragmentação dos saberes: concepções de educadores do Ensino Médio Politécnico. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 16, n. 1, p. 129-147, 2016.
HENRIQUE, A.L.S.; NASCIMENTO, J.M. Sobre práticas integradoras: um estudo de ações pedagógicas na educação BÁSICA. HOLOS, v. 4, p. 63-76, 2015. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3188. Acesso em: 05 set. 2020. DOI: 10.15628.
OLIVEIRA, Ramon de (Org.). Jovens, ensino médio e educação profissional: Políticas públicas em debate. Campinas: Papirus, p. 272, 2020.
PALMADE, G. Interdisciplinariedad e ideologías. 1979.
SANTOS, F.A.A. et al. Práticas Pedagógicas Integradoras no Ensino Médio Integrado. HOLOS, v. 6, p. 185-199, dez. 2018. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7611. Acesso em: 05 set. 2020. DOI: 10.15628.
SANTOS, F.P.; NUNES, C.M.F.; VIANA, M.C.V. Currículo, interdisciplinaridade e contextualização na disciplina de matemática. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, v. 19, n. 3, p. 157-181, 2017. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/emp/article/view/33080. Acesso em: 05 set. 2020. DOI: 10.23925.
SANTOS, F.P.; NUNES, C.M.F.; VIANA, M.C.V. A Busca de um Currículo Interdisciplinar e Contextualizado para Ensino Técnico Integrado ao Médio. Bolema, v. 31, n. 57, p. 517-536, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2017000100027&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 05 set. 2020. DOI: 10.1590.
SILVA, D. F. As contribuições das propostas interdisciplinares no processo de formação discente: a relação com o desempenho acadêmico no currículo integrado do ensino médio na escola técnica. 2020. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2020.
SOARES, G.P. A tradução da Matemática em contexto de interdisciplinaridade: um estudo de projetos vivenciais do Ensino Médio Politécnico. 2018. 123f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2018.
WINTER, E. M.; FURTADO, W. Didática e os Caminhos da Docência. 1ª edição. Curitiba, PR. Intersaberes. p. 418, 2017.