A INTERDISCIPLINARIDADE PARA O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Autores

Palavras-chave:

Práticas interdisciplinares, Formação integral, Processo educativo, Reflexão

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a importância das metodologias pedagógicas interdisciplinares para o currículo do ensino médio integrado. Com uma abordagem exploratória, as metodologias empregadas para desenvolver este trabalho foi o de revisão de literatura, com aplicação do procedimento técnico de pesquisa bibliográfica, que consistiu em análises e interpretações de artigos de periódicos e dissertações. Utilizou-se as bases de dados do Portal de periódicos da CAPES, Portal Scielo Brasil e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A partir dos resultados encontrados foi possível observar que alguns docentes não possuem conhecimento sobre o conceito de interdisciplinaridade, dessa forma, esses professores tem dificuldade em desenvolver e identificar as práticas interdisciplinares em sala de aula. Ademais, percebeu-se que a interdisciplinaridade se torna importante para o ensino médio integrado por sua contribuição na formação integral, atribuindo ao processo educativo desenvolvimento das competências humanas e tecnológicas de forma conexa e coesa. Por tanto, este trabalho é relevante por discutir os principais indicadores que evidenciam a importância da relação de interdisciplinaridade com a formação profissional, proporcionando reflexão sobre as práticas pedagógicas no ensino médio integrado.

Biografia do Autor

Diego Carvalho Viana, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Bacharel em medicina veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e em Pedagogia (Centro Paula Souza), Mestrado em Ciência Animal, pelo Centro de Ciências Agrárias da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA/CCA), campus São Luís e Doutor em ciências, pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP). Professor de Anatomia animal do curso de Medicina Veterinária da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), campus Imperatriz. Professor do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal da Universidade Estadual do Maranhão na área de concentração em Conservação e Reprodução Animal na linha de morfofisiologia e citogenética animal.

Joao Moreira Pinto Filho, Universidade do Estado do Maranhão (UEMA)

Graduado em Ciências da Natureza com Habilitação em Biologia pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL. Especialista em Vigilância na Área de Saúde pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL (2016-2018). Mestrando em Ciência Animal - Pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA - PPGCA. (2021-2023).

Rodrigo Pereira Coelho, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (2006), graduação em Letras - Inglês pela Faculdade de Ciências Humanas do Vale do Piranga (2014), especialização em Educação em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Maranhão (2013) e especialização em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (2013).

Petrônio Rodrigues Pacheco, Instituto Federal de Ciência e tecnologia do Maranhão (IFMA)

Graduando em Licenciatura em Formação Pedagógica – Instituto Federal de Ciência e tecnologia do Maranhão – IFMA/Campus Caxias.

Referências

ARAUJO, M. S. Interdisciplinaridade e formação crítica no Ensino Médio: o caso do LabHum. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, v. 3, n. 6, p. 34-52, 2016. Disponível em: https://www.periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1880. Acesso em: 05 set. 2020. DOI:10.26568.

BOISOT. Discipline et interdisciplinarité. Ceri (Ed.), L'interdisciplinarité, Unesco/OCDE, Paris (1972), pp. 90-97. Problèmes d’enseignement et de recherche dans les Universités.

BONHEMBERGER, Marcelo; BOBRZYK, Sandro (Org.). Desafios interdisciplinares para a educação de crianças e adolescentes. Porto Alegre: EDIPUCRS, p. 277, 2020.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. BRASIL.

CAMPONEZ, S. A. B. Interdisciplinaridade em favor do currículo integrado: Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. 2019. 133 f. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2019.

FARIA, A.G.V.; CARDOSO, R.A.; GODOY, R.R. Ensino de química no técnico de nível médio integrado em informática: uma proposta de ensino contextualizado e interdisciplinar. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 2, n. 17, p. e7667, 2019. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/7667. Acesso em: 05 set. 2020. DOI: 10.15628.

FAZENDA, I.C.A.; TAVARES, D.; GODOY, H. Interdisciplinaridade na pesquisa científica. Campinas: Papirus, p. 130, 2015.

FAZENDA, I.C.A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas: Papirus, p. 146, 2016.

FAZENDA, I.C.A. (Org.). Didática e Interdisciplinaridade. Campinas, SP: Papirus, p. 194, 2015.

HECKHAUSEN, H.; MEYER, W.U. Causal ascriptions and achievement behavior: a conceptual analysis of effort and reanalysis of locus of control. Journal of personality and social psychology, v. 21, n. 2, p. 239-248, 1972.

HEINECK DE SOUZA, L.; VIAN, V.; CONCEIÇÃO OLIVEIRA, E.; DEL PINO, J. C.; MARCHI, M. I. Interdisciplinaridade e fragmentação dos saberes: concepções de educadores do Ensino Médio Politécnico. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 16, n. 1, p. 129-147, 2016.

HENRIQUE, A.L.S.; NASCIMENTO, J.M. Sobre práticas integradoras: um estudo de ações pedagógicas na educação BÁSICA. HOLOS, v. 4, p. 63-76, 2015. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3188. Acesso em: 05 set. 2020. DOI: 10.15628.

OLIVEIRA, Ramon de (Org.). Jovens, ensino médio e educação profissional: Políticas públicas em debate. Campinas: Papirus, p. 272, 2020.

PALMADE, G. Interdisciplinariedad e ideologías. 1979.

SANTOS, F.A.A. et al. Práticas Pedagógicas Integradoras no Ensino Médio Integrado. HOLOS, v. 6, p. 185-199, dez. 2018. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7611. Acesso em: 05 set. 2020. DOI: 10.15628.

SANTOS, F.P.; NUNES, C.M.F.; VIANA, M.C.V. Currículo, interdisciplinaridade e contextualização na disciplina de matemática. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, v. 19, n. 3, p. 157-181, 2017. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/emp/article/view/33080. Acesso em: 05 set. 2020. DOI: 10.23925.

SANTOS, F.P.; NUNES, C.M.F.; VIANA, M.C.V. A Busca de um Currículo Interdisciplinar e Contextualizado para Ensino Técnico Integrado ao Médio. Bolema, v. 31, n. 57, p. 517-536, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2017000100027&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 05 set. 2020. DOI: 10.1590.

SILVA, D. F. As contribuições das propostas interdisciplinares no processo de formação discente: a relação com o desempenho acadêmico no currículo integrado do ensino médio na escola técnica. 2020. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2020.

SOARES, G.P. A tradução da Matemática em contexto de interdisciplinaridade: um estudo de projetos vivenciais do Ensino Médio Politécnico. 2018. 123f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2018.

WINTER, E. M.; FURTADO, W. Didática e os Caminhos da Docência. 1ª edição. Curitiba, PR. Intersaberes. p. 418, 2017.

Downloads

Publicado

11-08-2022

Como Citar

Carvalho Viana, D., Moreira Pinto Filho, J., Pereira Coelho, R., & Rodrigues Pacheco, P. (2022). A INTERDISCIPLINARIDADE PARA O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. Revista UNI, 1(1), 133–153. Recuperado de https://unisulma.edu.br/revista.unisulma.edu.br/index.php/unisulma/article/view/25

Edição

Seção

Artigos - Ciências Sociais e Humanas