fbpx

Aula prática ensina como realizar pesagem apropriada de alimentos

Professora da Unisulma inicia doutorado em Botânica
29 de abril de 2016

Disciplina capacita estudantes para elaboração de cardápios

Ao preparar uma receita os ingredientes devem ser calculados corretamente. O sucesso de um prato depende da precisão que os itens são medidos. A pesagem correta de cada um deles ajuda a manter os custos sobre controle e garante a qualidade na execução das receitas. Visando o aprendizado destes conceitos, na disciplina de Técnica Dietética, acadêmicos do 3º período de Nutrição participam de aula prática sobre medidas caseiras e métodos de pesagem de alimentos.

Baseada em ciências exatas, a disciplina estuda os processos e modificações que os alimentos sofrem durante preparação para o consumo. A matéria é relevante no estabelecimento de uma conduta alimentar ou na criação de cardápios. O que a torna fundamental para os futuros nutricionistas seja exercendo a função na área clínica ou na de produção de alimentos. A professora Socorro Venuto explica como se desenvolveu a aula prática, “ela é composta de vários momentos e técnicas em que cada tipo de alimento tem um método de pesagem. Fizemos de ingredientes secos e agora de alimentos gordurosos e pastosos”.

Na prática foram realizadas as pesagens nas medições técnicas e caseiras, além de verificar a diferença entre estas. “É uma aula que serve de base para o próximo período onde eles farão elaboração de cardápio”, revela a docente. A acadêmica de Nutrição Fabrícia Dias aprovou a aula e comenta sobre os ensinamentos que recebeu, “a gente tem agora noção e conhecimento real das medidas tanto as caseiras como técnicas. Na hora de prescrever uma dieta precisamos passar as medidas corretas!”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acessibilidade
//]]>