Aula prática ensina como realizar pesagem apropriada de alimentos

Disciplina capacita estudantes para elaboração de cardápios

Ao preparar uma receita os ingredientes devem ser calculados corretamente. O sucesso de um prato depende da precisão que os itens são medidos. A pesagem correta de cada um deles ajuda a manter os custos sobre controle e garante a qualidade na execução das receitas. Visando o aprendizado destes conceitos, na disciplina de Técnica Dietética, acadêmicos do 3º período de Nutrição participam de aula prática sobre medidas caseiras e métodos de pesagem de alimentos.

Baseada em ciências exatas, a disciplina estuda os processos e modificações que os alimentos sofrem durante preparação para o consumo. A matéria é relevante no estabelecimento de uma conduta alimentar ou na criação de cardápios. O que a torna fundamental para os futuros nutricionistas seja exercendo a função na área clínica ou na de produção de alimentos. A professora Socorro Venuto explica como se desenvolveu a aula prática, “ela é composta de vários momentos e técnicas em que cada tipo de alimento tem um método de pesagem. Fizemos de ingredientes secos e agora de alimentos gordurosos e pastosos”.

Na prática foram realizadas as pesagens nas medições técnicas e caseiras, além de verificar a diferença entre estas. “É uma aula que serve de base para o próximo período onde eles farão elaboração de cardápio”, revela a docente. A acadêmica de Nutrição Fabrícia Dias aprovou a aula e comenta sobre os ensinamentos que recebeu, “a gente tem agora noção e conhecimento real das medidas tanto as caseiras como técnicas. Na hora de prescrever uma dieta precisamos passar as medidas corretas!”.