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Clínicas Unisulma

Pensada para atuar na dimensão do cuidado à comunidade com atenção a sua saúde mental, assim como, para responder a ênfase curricular de ensino aos estudantes dos últimos períodos do Curso de Bacharelado em Psicologia da Unisulma, abrangendo Psicologia e Processos Clínicos, visando o desenvolvimento de conhecimentos e competências que articulem aspectos teóricos e práticos.

Como público-alvo, tem-se: crianças a partir de 03 anos, adolescentes, adultos e idosos. Os atendimentos são realizados por agendamento prévio da sessão.

Orientação de Pais: é um processo voltado para a capacitação dos pais para a interação com seus filhos de forma a construir autoestima saudável e a autonomia da criança contribuindo assim com a melhora na qualidade da vida da família. É realizada por meio de orientações adequadas e fundamentadas em pesquisas e estudos.

Psicodiagnóstico: é um processo de avaliação com objetivo de identificar e compreender a queixa e os possíveis distúrbios que o cliente apresenta para se formular hipóteses diagnósticas mais precisas relacionadas às questões levantadas. Utiliza técnicas e testes para entender os problemas e permitir e traçar a melhor estratégia ou abordagem terapêutica necessária.

Psicoterapia Individual: Trata-se de um serviço ofertado pela psicologia e seu método é baseado na fala, e tem como intuito buscar elementos significantes para a tomada de consciência do sujeito acerca de suas próprias questões que lhe causam algum tipo de sofrimento, além de proporcionar o autoconhecimento e auxiliar na construção de mecanismos para poder lidar com suas escolhas e circunstâncias da A psicoterapia é um processo e sua duração depende de cada paciente, e sua frequência acontece semanalmente com duração de cinquenta minutos cada atendimento. Será através da psicoterapia individual que poderá se trabalhar vários aspectos como ansiedade, depressão, insegurança, baixa autoestima e outras questões que o paciente acreditar que lhe causam dor psíquica.

Psicoterapia de Grupo: É uma forma de terapia, em que evidenciam-se fatores como a interação e a comunicação entre as pessoas participantes a partir do acolhimento, potencializando o diálogo, o compartilhamento de experiências, reflexões, gerando fortalecimento pessoal e social. Sendo assim, além de ter contato com o psicólogo, o paciente conta também com a escuta e a colaboração dos outros participantes.

Psicoterapia de Casal: ou mais comumente conhecida como terapia de casal, é uma forma de acolhimento, num ambiente neutro, onde o casal pode expor suas questões, tornar o diálogo efetivo e construir saídas para as dificuldades e impasses na interação conjugal, com foco na expressão emocional de ambas as partes (FERES CARNEIRO & DINIZ NETO, 2008).

A clínica apresenta-se com 06 salas, sendo 04 salas de atendimento individual, dentre estas, duas são destinadas para atendimento infantil, devido a especificidade desse acompanhamento. Outras duas para a concentração dos supervisores e alunos, para demandas internas. Dessa maneira, nos horários em que estão sendo realizados os atendimentos há um supervisor presente na clínica, garantindo a característica de estágio supervisionado.

Para a prática nesse espaço, estabeleceu-se três núcleos de estágio, quais sejam: Núcleo de Estágio em Psicanálise; Núcleo de Estágio em Terapia Cognitiva Comportamental; e Núcleo de Estágio Humanista. Tais núcleos referem-se às abordagens que encontramos dentro da ciência psicológica, as quais diferenciam-se o olhar sobre os processos emocionais e comportamentais do sujeito.

Para tanto, dispomos de três supervisores específicos que possuem ênfase nas três supracitadas áreas, sendo as professoras Isabela Brizola e Louise Lima, e o professor Nilson Muniz, os quais são responsáveis pela supervisão clínica/docente dos atendimentos individuais realizados pelos(as) alunos(as).

Na supervisão dos grupos de acolhimento, serviço ligado à clínica-escola e prática de estágio socioinstitucional, está à frente a professora Patrícia Oliveira, também, atuante como coordenadora da Clínica-Escola de Psicologia.

Os docentes envolvidos neste processo são profissionais psicólogos com CRP (carteira profissional) ativo e experiência em suas áreas de atuação, garantindo profissionalismo e qualidade aos atendimentos oferecidos, buscando promover qualidade de vida à comunidade.

Atualmente, estão em prática 65 alunos(as), realizando acompanhamento individual semanal a 108 pessoas, com a prevalência de queixas sobre transtornos de humor, ora relacionados com ansiedade ora voltados a quadros depressivos. Ressaltando- se a importância da escuta realizada, acolhimento, cuidado, intervenção e acompanhamento sistemático ao sujeito adoecido emocionalmente.

Vinculada ao Curso de Bacharelado em Fisioterapia, tem como objetivo promover práticas de Estágios Curriculares, com atendimentos em fisioterapia nas diversas áreas. Estas práticas demandam a realização de avaliações, intervenções e reflexões em processos fisioterapêuticos, visando o avanço do conhecimento científico, a formação dos alunos e o atendimento às necessidades da comunidade na Reabilitação Funcional e na promoção da qualidade de vida.

O Curso de Bacharelado em Fisioterapia da UNISULMA/IESMA oferece à comunidade através de sua Clínica Escola os seguintes serviços:

  • Reabilitação em Lesões Traumato-Ortopédicas: atendimentos de pacientes com disfunções ortopédicas e traumatológicas, reumáticas, incluindo a atenção a pacientes durante o período pré e pós-cirúrgico;
  • Reabilitação em disfunções Uroginecológicas: para atendimentos de pacientes com disfunções uroginecológicas, incluindo a atenção a pacientes durante o período pré e pós-cirúrgico e durante o período gestacional e puerperal;
  • Reabilitação Pneumofuncional e Geriátrico: possui o programa de Reabilitação Pneumofuncional de pacientes Pós-Covid. E também é destinada aos atendimentos de pacientes com doenças cardíacas e/ou pulmonares, também envolvendo atenção a pacientes durante o período pré e pós-cirúrgico, além do atendimento preventivo para pacientes que apresentam fatores de risco para Doenças Artério-coronarianas. Bem como disfunções decorrentes da idade, com o envelhecimento;
  • Reabilitação em disfunção Neurofuncional: destinado aos atendimentos de pacientes com disfunções neurológicas centrais, lesões nervosas periféricas, tanto na idade adulta como na infância

A Clínica-Escola está estruturada de forma a prestar atendimento fisioterapêutico para a comunidade.

2.1.  AMBULATÓRIO DE DISFUNÇÕES CARDIORRESPIRATÓRIAS E GERIATRIA

Supervisão: Profa. Thais Evellim Franco da Silva, Fisioterapeuta, com pós-graduação em Fisioterapia em Terapia Intensiva e Ventilação Mecânica; Profa. Raquel Estolano

Barberino, Fisioterapeuta, com pós-graduação em Geriatria, Fisioterapia em Terapia intensiva Adulto e pós-graduação em Pediatra.

Equipado com aparelhos para realização de Ventilação Não Invasiva, Oxigenoterapia, higienização das vias aéreas, bem como equipamentos para exercícios resistidos (academia de musculação) e hidroterapia (piscina)

2.2.  AMBULATÓRIO DE UROGINECOLOGIA

Supervisão: Profa. Fernanda Silva Ribeiro, Fisioterapeuta, pós graduanda em Fisioterapia Pélvica – Uroginecologia Funcional, formação Internacional em Uroginecologia, pós- graduação em Saúde do Trabalhador e Segurança do Trabalho e pós-graduação em Saúde da Família.

Possui aparelhos para realização de eletroestimulação intra e perivaginal, recursos de fortalecimento da musculatura do períneo, bem como recursos para fortalecimento muscular global. Possui ainda materiais para realização de procedimentos como sonda de alívio e hidroterapia (piscina).

2.3.  AMBULATÓRIO DE DISFUNÇÕES MÚSCULO-ESQUELÉTICAS

Supervisão: Profa. Alaiana Marinho Franco, pós-graduada em Fisioterapia Traumato- Ortopedia e Desportiva, Fisioterapia em Dermatofuncional e Docência do Ensino superior.

Possui recursos Termoeletrofototerapia, para analgesia, eletroestimulação, cicatrização, melhora do aporte sanguíneo, relaxamento muscular, bem como materiais e equipamentos para fortalecimento muscular, alongamentos, correção postural, e ainda fazem uso da Hidroterapia (piscina) e academia.

2.4.  AMBULATÓRIO DE DISFUNÇÕES NEUROLÓGICAS E PEDIÁTRICAS

Supervisão: Profa. Brenda Bogéa Varão, Fisioterapeuta, com pós-graduação em Fisioterapia Neurofuncional Adulto e Infantil, formação no Método TheraSuit e formação em Estimulação Precoce.

Possui recursos de Termoeletrofototerapia, bem como materiais e equipamentos para fortalecimento muscular, alongamentos, correção postural, estimulação das fases do desenvolvimento neuropsicomotor normal, propriocepção, equilíbrio, treino de marcha, órteses de dispositivos auxiliares para prevenção de deformidades, e ainda fazem uso da Hidroterapia (piscina) e academia.

2.5 AMBULATÓRIO DE DERMATOFUNCIONAL:

Supervisão: Profa. Alaiana Marinho Franco, pós-graduada em Fisioterapia em Traumato- Ortopedia e Desportiva, Fisioterapia em Dermatofuncional e Docência do Ensino Superior

Possui recursos Termoeletrofototerapia, para analgesia, eletroestimulação, cicatrização, melhora do aporte sanguíneo, relaxamento muscular

Funciona nas dependências da IES, com prestação da assistência de enfermagem na perspectiva da Atenção Primária à Saúde, com procedimentos de pequeno e médio porte, embasados na legislação que respalda o funcionamento e as práticas das atividades da enfermagem.

  • Curativos: meio terapêutico que consiste na limpeza e na aplicação de uma cobertura estéril em uma ferida com a finalidade de promover a rápida cicatrização e prevenir a contaminação ou infecções.
  • Exame Papanicolau: exame realizado para detectar alterações nas células do colo do útero sendo a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher tenha sintomas. Sua realização é indolor, simples e rápida e quando realizado de forma periódica permite que o diagnóstico seja feito cedo e reduza a mortalidade por câncer do colo do útero.

O Ambulatório de Enfermagem funciona nas dependências do laboratório de semiologia da Unisulma, visando atender a comunidade em geral, a princípio prestando os seguintes serviços: Anamnese e exame físico (sinais vitais auxiliares), curativos e exame Papanicolau.

Tais procedimentos são realizados pelos acadêmicos, supervisionados pelos professores. Essa assistência visa proporcionar aos usuários cuidados na perspectiva da prevenção e promoção a saúde. Já para os acadêmicos, proporciona o desempenho das habilidades e competências pertinentes a profissão, fortalecendo uma formação de qualidade e humanidade para o futuro enfermeiro.

Tem por objetivo realizar atendimento nutricional à comunidade externa e a colaboradores da instituição, com foco na promoção da alimentação adequada e saudável para crianças, adolescentes, adultos, idosos, gestantes, nutrizes, atletas e a indivíduos em diversas condições patológicas, como obesidade, hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, dislipidemias, síndrome metabólica e intolerâncias/alergias alimentares, entre outras.

  • Avaliação Nutricional: utilizando diversos métodos (antropométrico, dietético, laboratorial) para diagnóstico nutricional, que é subsídio para o planejamento dietético e aconselhamento nutricional adequado às necessidades
  • Plano Alimentar: consiste do planejamento da intervenção Basicamente é o cardápio bem estruturado, quanto os alimentos que o paciente precisa comer. No plano também estão incluídos os melhores horários para as refeições, as quantidades e os nutrientes adequadas.
  • Avaliação por bioimpedância: é uma das formas de mensurar a composição corporal do paciente, indicando a quantidade de gordura, músculo, osso e, até mesmo, água no organismo, dessa forma, proporcionam informações mais precisas sobre o estado nutricional do paciente.
  • Orientação Nutricional: é quando se inicia a educação ou ainda aconselhamento nutricional é o processo pelo qual os pacientes são auxiliados a selecionar e implementar comportamentos desejáveis de nutrição e estilo de vida, respeitando seu estado nutricional e de saúde. Nesse momento é entregue orientações escritas e materiais educativos. Os pacientes são divididos em grupos. Grupo 1. Pacientes que não se enquadram no perfil de risco nutricional – esses são orientados e não necessariamente precisam retornar ao atendimento ou se voltam em espaçamento de tempo maior 1ou 2 meses, esses pacientes recebem um cardápio qualitativo. Grupo Pacientes que estão em risco nutricional, esses também recebem orientação e material educativo, no entanto, são encaminhados para o acompanhamento nutricional no serviço.
  • Acompanhamento Nutricional: os pacientes recebem um cardápio qualitativo e quantitativo individualizado, com a finalidade de atingir de forma saudável os objetivos, sejam eles a redução de gordura, aumento de massa muscular, reeducação alimentar ou ainda controle de complicações como diabetes, colesterol e triglicérides elevado, gastrite, pressão arterial alterada, constipação intestinal, sintomas da menopausa, nutrição na gestação, amamentação e desmame, entre Esses pacientes retornam ao ambulatório de nutrição inicialmente a cada 15 dias e esse espaço de retorno vai aumentando conforme a evolução do paciente.

Os consultórios estão equipados com computadores, balança, estadiômetro, adipômetro, fita métrica e materiais de educação nutricional. O laboratório de avaliação nutricional conta com aparelho de bioimpedância para avaliação da composição corporal. Esses equipamentos são de fundamental importância e indispensável na avaliação nutricional, com muitas vantagens, de boa operacionalização e acurácia para diagnóstico nutricional da população atendida, só é possível uma intervenção nutricional efetiva a partir de uma avaliação eficaz.

Os atendimentos são realizados por acadêmicos do Curso de Bacharelado em Nutrição, contando sempre com a supervisão de um docente do curso. Para os acadêmicos, além da possibilidade de integrar a teoria com a prática, experiência que, certamente, aprimora as expertises desse aluno quando for inserido no mercado de trabalho, possibilita, ainda, a vivência desses nos projetos de pesquisa e extensão que visam promover conhecimento aos alunos, contato com a comunidade e atenção básica à saúde.

Corresponde aos espaços do laboratório de Avaliação e Exercício Físico, como um todo, fazem parte: Academia de Musculação, com sala para avaliação física, piscina semiolímpica e quadra poliesportiva.

Nos referidos espaços são ofertados diversos serviços, tais como: reabilitação pós-covid, reabilitações posturais e funcionais, ensino esportivo em modalidades como natação, handebol, voleibol dentre outras. Os serviços de reabilitação, treinamento esportivo, musculação e evolução corporal são ofertados ao público da comunidade em geral, proporcionando a melhora da saúde, manutenção do bem-estar e lazer de forma segura e gratuita.

    • Treinamento esportivos: Dentro da área de treinamento esportivo, a Escola de Esportes Unisulma oferece treinamento gratuito nas modalidades de natação, handebol, futsal, basquetebol e voleibol, atendendo a faixa etária entre 12 e 21 anos de idade. O treinamento consiste em grupos de ambos os sexos (exceto futsal que é apenas para o sexo masculino) e com trabalho desenvolvido para iniciação e desenvolvimento de alunos com nível técnico mais avançado.

      Avaliação Física: Os atendimentos oferecem avaliação física inicial, ensino básico de fundamentos e aprimoramento de técnicas. Todos os atendimentos são realizados nos laboratórios da própria faculdade (academia, sala de avaliação física, piscina semiolímpica e quadra poliesportiva).

      Aulas de Natação: Na modalidade de natação, oferecemos atendimento de semi-personal, ou seja, para cada 3 alunos, temos um estagiário disponível o que melhora significativamente a qualidade do ensino-aprendizagem. Dessa forma, a escola de esportes Unisulma, tem excelente capacidade de prestação de serviços em treinamento esportivo.

A Clínica de Educação Física, como dito anteriormente, corresponde: Academia de musculação com sala de avaliação física, piscina semiolímpica e quadra poliesportiva.

  • Academia de musculação/sala de avaliação física: sala de musculação com aparelhos diversos, anilhas, halteres, colchonetes e acessórios para treinamentos Sala de avaliação física com balanças digitais, fitas antropométricas, adipômetros, paquímetros e outros aparelhos para avaliação física e funcional;
  • Piscina semiolímpica: piscina de 25 metros, pranchas e halteres de flutuação, boias espaguetes e tatames de flutuação, o espaço dispõe também de sanitários e área de ducha;
  • Quadra poliesportiva: quadra coberta com arquibancada, diversas bolas de: voleibol, handebol, basquetebol, futsal, iniciação. Aparelhos para treinamento esportivo, tais como: cones, redes, raquetes, dardos, barreiras, cronômetros, placares e diversos outros materiais para treinamento.

Instituída no ano de 2018, desenvolve atividades de prestação de serviço à comunidade de Imperatriz e região. Os serviços são realizados pelas alunas, matriculadas no último ano do curso, durante as atividades do Estágio Supervisionado I e II, acompanhadas por uma professora e pela coordenadora dos estágios do curso.

Os atendimentos prestados, primam por oferecer um serviço de qualidade e de baixo custo para a comunidade, oportunizando as alunas experiências práticas dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Limpeza de pele: tem como objetivo remover a sujidade da pele, excesso de oleosidade, células mortas e comedões (cravos). Promove a hidratação cutânea, regula o pH, auxilia na renovação celular e deixa a pele sedosa e renovada.

Epilação corporal: procedimento que remove toda a porção dos pelos (inclusive a porção interna – bulbo), tem como objetivo deixar a pele lisa e livre dos pelos.

– Design de sobrancelhas: o design de sobrancelha harmoniza o olhar com a face de cada cliente de forma individualizada, deixando o olhar mais marcante e sedutor. O profissional realiza um mapeamento facial para que o design feito no cliente seja o mais natural possível, deixando assim, suas sobrancelhas harmônicas com seu formato de rosto.

– Massagem relaxante: técnica que promove o relaxamento corporal através de manobras executadas de forma manual ou com o auxílio de pedras, velas, ventosas, bambus, aparelho massageador e/ou luvas massageadoras. Tem como benefício o reequilíbrio energético e o tratamento complementar/alternativo de diversas patologias.

– Banho de lua: banho aromático que promove maciez, brilho, nutrição e hidratação à pele. Promove a esfoliação e estimula a renovação celular, além de deixar os pelos loiros.

– Massagem redutora: técnica de massagem que utiliza manobras realizadas de forma manual ou com o auxílio de equipamentos (pantalas, bambus e/ou rolo com ventosas) e/ou aparelhos (endermologia) para promover a remodelagem corporal, melhorando o aspecto da F.E.G. (celulite) e ativar o sistema circulatório.

– Eletroterapia: recurso utilizado como coadjuvante nos tratamentos faciais, corporais e capilares. Tem como objetivo acelerar os tratamentos desenvolvidos.

– Tratamento para acne: técnica que promove a remoção do excesso de oleosidade da pele, ação bactericida e fungicida, auxilia no processo de cicatrização e ação analgésica. Utilizando recursos eletroterápicos e princípios ativos que auxiliam na recuperação da pele.

– Tratamento para rejuvenescimento: utilizando recursos eletroterápicos e princípios ativos que auxiliam na renovação celular e estimulação na formação de novas fibras de sustentação da pele.

– Tratamento para hipercromias (manchas): procedimentos de clareamento facial e corporal utilizando recursos eletroterápicos e princípios ativos que auxiliam na despigmentação da pele, hidratação e atuam impedindo o processo de produção de melanina.

– Terapias capilares: técnicas de higienização, hidratação, reposição de massa, esfoliação capilar e estimulação da circulação sanguínea. Promove a remoção do excesso de oleosidade no couro cabeludo, tem efeitos bactericidas e fungicidas, além de estimular o crescimento e fortalecimento dos fios.

– Maquiagem e técnicas de imagem pessoal: arte que valoriza traços específicos de cada pessoa. Tem como objetivo disfarçar as imperfeições e destacar pontos positivos e marcantes dos indivíduos.

– Consultoria de imagem pessoal através de uma análise: tem como objetivo auxiliar pessoas a se sentirem melhor com seus corpos e a fazerem escolhas de vestuários, cortes de cabelo e maquiagem que valorizem sua beleza natural.

A clínica é organizada em recepção e cabines individualizadas para atendimentos garantindo um maior conforto e segurança aos clientes. Cada cabine possui de uma maca, carrinhos auxiliares, mocho e escadinha, além dos aparelhos que estão sempre disponíveis para somar aos tratamentos elaborados.

Dentre os equipamentos de eletroterapia, os mais utilizados são: Endermologia, Peeling Ultrassônico e de Diamante, Laser, Led, analisador de pele digital e lâmpada de wood (para otimizar a avaliação facial e corporal), ultrassom, correntes (russa e aussie), microcorrente, alta frequência, vapor de ozônio, desincruste e Iontoforese.

Apenas dermocosméticos de alta qualidade são utilizados na clínica-escola (Bioage, Cosmobeauty, Extratos da Terra, Valmari, ECCOS, Hidramais, Tulípia e Dermrio), pela qualidade e concentração dos princípios ativos comprovados cientificamente.

Sobre

Visando possibilitar aos seus alunos atividades práticas que enriqueçam sua formação e ao mesmo tempo com o objetivo de contribuir com a comunidade por meio da prestação de serviços, a Unisulma mantem em funcionamento Clínicas e Laboratórios que oferecem atendimentos em diversas áreas.

As atividades desempenhadas pelas Clínicas-Escolas são desenvolvidas pelos alunos, sempre com a orientação de professores com experiência nas áreas da prestação de serviço, primando pela oferta de serviços com qualidade e segurança.

Pensada para atuar na dimensão do cuidado à comunidade com atenção a sua saúde mental, assim como, para responder a ênfase curricular de ensino aos estudantes dos últimos períodos do Curso de Bacharelado em Psicologia da Unisulma, abrangendo Psicologia e Processos Clínicos, visando o desenvolvimento de conhecimentos e competências que articulem aspectos teóricos e práticos.

Como público-alvo, tem-se: crianças a partir de 03 anos, adolescentes, adultos e idosos. Os atendimentos são realizados por agendamento prévio da sessão.

Orientação de Pais: é um processo voltado para a capacitação dos pais para a interação com seus filhos de forma a construir autoestima saudável e a autonomia da criança contribuindo assim com a melhora na qualidade da vida da família. É realizada por meio de orientações adequadas e fundamentadas em pesquisas e estudos.

Psicodiagnóstico: é um processo de avaliação com objetivo de identificar e compreender a queixa e os possíveis distúrbios que o cliente apresenta para se formular hipóteses diagnósticas mais precisas relacionadas às questões levantadas. Utiliza técnicas e testes para entender os problemas e permitir e traçar a melhor estratégia ou abordagem terapêutica necessária.

Psicoterapia Individual: Trata-se de um serviço ofertado pela psicologia e seu método é baseado na fala, e tem como intuito buscar elementos significantes para a tomada de consciência do sujeito acerca de suas próprias questões que lhe causam algum tipo de sofrimento, além de proporcionar o autoconhecimento e auxiliar na construção de mecanismos para poder lidar com suas escolhas e circunstâncias da A psicoterapia é um processo e sua duração depende de cada paciente, e sua frequência acontece semanalmente com duração de cinquenta minutos cada atendimento. Será através da psicoterapia individual que poderá se trabalhar vários aspectos como ansiedade, depressão, insegurança, baixa autoestima e outras questões que o paciente acreditar que lhe causam dor psíquica.

Psicoterapia de Grupo: É uma forma de terapia, em que evidenciam-se fatores como a interação e a comunicação entre as pessoas participantes a partir do acolhimento, potencializando o diálogo, o compartilhamento de experiências, reflexões, gerando fortalecimento pessoal e social. Sendo assim, além de ter contato com o psicólogo, o paciente conta também com a escuta e a colaboração dos outros participantes.

Psicoterapia de Casal: ou mais comumente conhecida como terapia de casal, é uma forma de acolhimento, num ambiente neutro, onde o casal pode expor suas questões, tornar o diálogo efetivo e construir saídas para as dificuldades e impasses na interação conjugal, com foco na expressão emocional de ambas as partes (FERES CARNEIRO & DINIZ NETO, 2008).

A clínica apresenta-se com 06 salas, sendo 04 salas de atendimento individual, dentre estas, duas são destinadas para atendimento infantil, devido a especificidade desse acompanhamento. Outras duas para a concentração dos supervisores e alunos, para demandas internas. Dessa maneira, nos horários em que estão sendo realizados os atendimentos há um supervisor presente na clínica, garantindo a característica de estágio supervisionado.

Para a prática nesse espaço, estabeleceu-se três núcleos de estágio, quais sejam: Núcleo de Estágio em Psicanálise; Núcleo de Estágio em Terapia Cognitiva Comportamental; e Núcleo de Estágio Humanista. Tais núcleos referem-se às abordagens que encontramos dentro da ciência psicológica, as quais diferenciam-se o olhar sobre os processos emocionais e comportamentais do sujeito.

Para tanto, dispomos de três supervisores específicos que possuem ênfase nas três supracitadas áreas, sendo as professoras Isabela Brizola e Louise Lima, e o professor Nilson Muniz, os quais são responsáveis pela supervisão clínica/docente dos atendimentos individuais realizados pelos(as) alunos(as).

Na supervisão dos grupos de acolhimento, serviço ligado à clínica-escola e prática de estágio socioinstitucional, está à frente a professora Patrícia Oliveira, também, atuante como coordenadora da Clínica-Escola de Psicologia.

Os docentes envolvidos neste processo são profissionais psicólogos com CRP (carteira profissional) ativo e experiência em suas áreas de atuação, garantindo profissionalismo e qualidade aos atendimentos oferecidos, buscando promover qualidade de vida à comunidade.

Atualmente, estão em prática 65 alunos(as), realizando acompanhamento individual semanal a 108 pessoas, com a prevalência de queixas sobre transtornos de humor, ora relacionados com ansiedade ora voltados a quadros depressivos. Ressaltando- se a importância da escuta realizada, acolhimento, cuidado, intervenção e acompanhamento sistemático ao sujeito adoecido emocionalmente.

Vinculada ao Curso de Bacharelado em Fisioterapia, tem como objetivo promover práticas de Estágios Curriculares, com atendimentos em fisioterapia nas diversas áreas. Estas práticas demandam a realização de avaliações, intervenções e reflexões em processos fisioterapêuticos, visando o avanço do conhecimento científico, a formação dos alunos e o atendimento às necessidades da comunidade na Reabilitação Funcional e na promoção da qualidade de vida.

O Curso de Bacharelado em Fisioterapia da UNISULMA/IESMA oferece à comunidade através de sua Clínica Escola os seguintes serviços:

  • Reabilitação em Lesões Traumato-Ortopédicas: atendimentos de pacientes com disfunções ortopédicas e traumatológicas, reumáticas, incluindo a atenção a pacientes durante o período pré e pós-cirúrgico;
  • Reabilitação em disfunções Uroginecológicas: para atendimentos de pacientes com disfunções uroginecológicas, incluindo a atenção a pacientes durante o período pré e pós-cirúrgico e durante o período gestacional e puerperal;
  • Reabilitação Pneumofuncional e Geriátrico: possui o programa de Reabilitação Pneumofuncional de pacientes Pós-Covid. E também é destinada aos atendimentos de pacientes com doenças cardíacas e/ou pulmonares, também envolvendo atenção a pacientes durante o período pré e pós-cirúrgico, além do atendimento preventivo para pacientes que apresentam fatores de risco para Doenças Artério-coronarianas. Bem como disfunções decorrentes da idade, com o envelhecimento;
  • Reabilitação em disfunção Neurofuncional: destinado aos atendimentos de pacientes com disfunções neurológicas centrais, lesões nervosas periféricas, tanto na idade adulta como na infância

A Clínica-Escola está estruturada de forma a prestar atendimento fisioterapêutico para a comunidade.

2.1.  AMBULATÓRIO DE DISFUNÇÕES CARDIORRESPIRATÓRIAS E GERIATRIA

Supervisão: Profa. Thais Evellim Franco da Silva, Fisioterapeuta, com pós-graduação em Fisioterapia em Terapia Intensiva e Ventilação Mecânica; Profa. Raquel Estolano

Barberino, Fisioterapeuta, com pós-graduação em Geriatria, Fisioterapia em Terapia intensiva Adulto e pós-graduação em Pediatra.

Equipado com aparelhos para realização de Ventilação Não Invasiva, Oxigenoterapia, higienização das vias aéreas, bem como equipamentos para exercícios resistidos (academia de musculação) e hidroterapia (piscina)

2.2.  AMBULATÓRIO DE UROGINECOLOGIA

Supervisão: Profa. Fernanda Silva Ribeiro, Fisioterapeuta, pós graduanda em Fisioterapia Pélvica – Uroginecologia Funcional, formação Internacional em Uroginecologia, pós- graduação em Saúde do Trabalhador e Segurança do Trabalho e pós-graduação em Saúde da Família.

Possui aparelhos para realização de eletroestimulação intra e perivaginal, recursos de fortalecimento da musculatura do períneo, bem como recursos para fortalecimento muscular global. Possui ainda materiais para realização de procedimentos como sonda de alívio e hidroterapia (piscina).

2.3.  AMBULATÓRIO DE DISFUNÇÕES MÚSCULO-ESQUELÉTICAS

Supervisão: Profa. Alaiana Marinho Franco, pós-graduada em Fisioterapia Traumato- Ortopedia e Desportiva, Fisioterapia em Dermatofuncional e Docência do Ensino superior.

Possui recursos Termoeletrofototerapia, para analgesia, eletroestimulação, cicatrização, melhora do aporte sanguíneo, relaxamento muscular, bem como materiais e equipamentos para fortalecimento muscular, alongamentos, correção postural, e ainda fazem uso da Hidroterapia (piscina) e academia.

2.4.  AMBULATÓRIO DE DISFUNÇÕES NEUROLÓGICAS E PEDIÁTRICAS

Supervisão: Profa. Brenda Bogéa Varão, Fisioterapeuta, com pós-graduação em Fisioterapia Neurofuncional Adulto e Infantil, formação no Método TheraSuit e formação em Estimulação Precoce.

Possui recursos de Termoeletrofototerapia, bem como materiais e equipamentos para fortalecimento muscular, alongamentos, correção postural, estimulação das fases do desenvolvimento neuropsicomotor normal, propriocepção, equilíbrio, treino de marcha, órteses de dispositivos auxiliares para prevenção de deformidades, e ainda fazem uso da Hidroterapia (piscina) e academia.

2.5 AMBULATÓRIO DE DERMATOFUNCIONAL:

Supervisão: Profa. Alaiana Marinho Franco, pós-graduada em Fisioterapia em Traumato- Ortopedia e Desportiva, Fisioterapia em Dermatofuncional e Docência do Ensino Superior

Possui recursos Termoeletrofototerapia, para analgesia, eletroestimulação, cicatrização, melhora do aporte sanguíneo, relaxamento muscular

Funciona nas dependências da IES, com prestação da assistência de enfermagem na perspectiva da Atenção Primária à Saúde, com procedimentos de pequeno e médio porte, embasados na legislação que respalda o funcionamento e as práticas das atividades da enfermagem.

  • Curativos: meio terapêutico que consiste na limpeza e na aplicação de uma cobertura estéril em uma ferida com a finalidade de promover a rápida cicatrização e prevenir a contaminação ou infecções.
  • Exame Papanicolau: exame realizado para detectar alterações nas células do colo do útero sendo a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher tenha sintomas. Sua realização é indolor, simples e rápida e quando realizado de forma periódica permite que o diagnóstico seja feito cedo e reduza a mortalidade por câncer do colo do útero.

O Ambulatório de Enfermagem funciona nas dependências do laboratório de semiologia da Unisulma, visando atender a comunidade em geral, a princípio prestando os seguintes serviços: Anamnese e exame físico (sinais vitais auxiliares), curativos e exame Papanicolau.

Tais procedimentos são realizados pelos acadêmicos, supervisionados pelos professores. Essa assistência visa proporcionar aos usuários cuidados na perspectiva da prevenção e promoção a saúde. Já para os acadêmicos, proporciona o desempenho das habilidades e competências pertinentes a profissão, fortalecendo uma formação de qualidade e humanidade para o futuro enfermeiro.

Tem por objetivo realizar atendimento nutricional à comunidade externa e a colaboradores da instituição, com foco na promoção da alimentação adequada e saudável para crianças, adolescentes, adultos, idosos, gestantes, nutrizes, atletas e a indivíduos em diversas condições patológicas, como obesidade, hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, dislipidemias, síndrome metabólica e intolerâncias/alergias alimentares, entre outras.

  • Avaliação Nutricional: utilizando diversos métodos (antropométrico, dietético, laboratorial) para diagnóstico nutricional, que é subsídio para o planejamento dietético e aconselhamento nutricional adequado às necessidades
  • Plano Alimentar: consiste do planejamento da intervenção Basicamente é o cardápio bem estruturado, quanto os alimentos que o paciente precisa comer. No plano também estão incluídos os melhores horários para as refeições, as quantidades e os nutrientes adequadas.
  • Avaliação por bioimpedância: é uma das formas de mensurar a composição corporal do paciente, indicando a quantidade de gordura, músculo, osso e, até mesmo, água no organismo, dessa forma, proporcionam informações mais precisas sobre o estado nutricional do paciente.
  • Orientação Nutricional: é quando se inicia a educação ou ainda aconselhamento nutricional é o processo pelo qual os pacientes são auxiliados a selecionar e implementar comportamentos desejáveis de nutrição e estilo de vida, respeitando seu estado nutricional e de saúde. Nesse momento é entregue orientações escritas e materiais educativos. Os pacientes são divididos em grupos. Grupo 1. Pacientes que não se enquadram no perfil de risco nutricional – esses são orientados e não necessariamente precisam retornar ao atendimento ou se voltam em espaçamento de tempo maior 1ou 2 meses, esses pacientes recebem um cardápio qualitativo. Grupo Pacientes que estão em risco nutricional, esses também recebem orientação e material educativo, no entanto, são encaminhados para o acompanhamento nutricional no serviço.
  • Acompanhamento Nutricional: os pacientes recebem um cardápio qualitativo e quantitativo individualizado, com a finalidade de atingir de forma saudável os objetivos, sejam eles a redução de gordura, aumento de massa muscular, reeducação alimentar ou ainda controle de complicações como diabetes, colesterol e triglicérides elevado, gastrite, pressão arterial alterada, constipação intestinal, sintomas da menopausa, nutrição na gestação, amamentação e desmame, entre Esses pacientes retornam ao ambulatório de nutrição inicialmente a cada 15 dias e esse espaço de retorno vai aumentando conforme a evolução do paciente.

Os consultórios estão equipados com computadores, balança, estadiômetro, adipômetro, fita métrica e materiais de educação nutricional. O laboratório de avaliação nutricional conta com aparelho de bioimpedância para avaliação da composição corporal. Esses equipamentos são de fundamental importância e indispensável na avaliação nutricional, com muitas vantagens, de boa operacionalização e acurácia para diagnóstico nutricional da população atendida, só é possível uma intervenção nutricional efetiva a partir de uma avaliação eficaz.

Os atendimentos são realizados por acadêmicos do Curso de Bacharelado em Nutrição, contando sempre com a supervisão de um docente do curso. Para os acadêmicos, além da possibilidade de integrar a teoria com a prática, experiência que, certamente, aprimora as expertises desse aluno quando for inserido no mercado de trabalho, possibilita, ainda, a vivência desses nos projetos de pesquisa e extensão que visam promover conhecimento aos alunos, contato com a comunidade e atenção básica à saúde.

Corresponde aos espaços do laboratório de Avaliação e Exercício Físico, como um todo, fazem parte: Academia de Musculação, com sala para avaliação física, piscina semiolímpica e quadra poliesportiva.

Nos referidos espaços são ofertados diversos serviços, tais como: reabilitação pós-covid, reabilitações posturais e funcionais, ensino esportivo em modalidades como natação, handebol, voleibol dentre outras. Os serviços de reabilitação, treinamento esportivo, musculação e evolução corporal são ofertados ao público da comunidade em geral, proporcionando a melhora da saúde, manutenção do bem-estar e lazer de forma segura e gratuita.

    • Treinamento esportivos: Dentro da área de treinamento esportivo, a Escola de Esportes Unisulma oferece treinamento gratuito nas modalidades de natação, handebol, futsal, basquetebol e voleibol, atendendo a faixa etária entre 12 e 21 anos de idade. O treinamento consiste em grupos de ambos os sexos (exceto futsal que é apenas para o sexo masculino) e com trabalho desenvolvido para iniciação e desenvolvimento de alunos com nível técnico mais avançado.

      Avaliação Física: Os atendimentos oferecem avaliação física inicial, ensino básico de fundamentos e aprimoramento de técnicas. Todos os atendimentos são realizados nos laboratórios da própria faculdade (academia, sala de avaliação física, piscina semiolímpica e quadra poliesportiva).

      Aulas de Natação: Na modalidade de natação, oferecemos atendimento de semi-personal, ou seja, para cada 3 alunos, temos um estagiário disponível o que melhora significativamente a qualidade do ensino-aprendizagem. Dessa forma, a escola de esportes Unisulma, tem excelente capacidade de prestação de serviços em treinamento esportivo.

A Clínica de Educação Física, como dito anteriormente, corresponde: Academia de musculação com sala de avaliação física, piscina semiolímpica e quadra poliesportiva.

  • Academia de musculação/sala de avaliação física: sala de musculação com aparelhos diversos, anilhas, halteres, colchonetes e acessórios para treinamentos Sala de avaliação física com balanças digitais, fitas antropométricas, adipômetros, paquímetros e outros aparelhos para avaliação física e funcional;
  • Piscina semiolímpica: piscina de 25 metros, pranchas e halteres de flutuação, boias espaguetes e tatames de flutuação, o espaço dispõe também de sanitários e área de ducha;
  • Quadra poliesportiva: quadra coberta com arquibancada, diversas bolas de: voleibol, handebol, basquetebol, futsal, iniciação. Aparelhos para treinamento esportivo, tais como: cones, redes, raquetes, dardos, barreiras, cronômetros, placares e diversos outros materiais para treinamento.

Instituída no ano de 2018, desenvolve atividades de prestação de serviço à comunidade de Imperatriz e região. Os serviços são realizados pelas alunas, matriculadas no último ano do curso, durante as atividades do Estágio Supervisionado I e II, acompanhadas por uma professora e pela coordenadora dos estágios do curso.

Os atendimentos prestados, primam por oferecer um serviço de qualidade e de baixo custo para a comunidade, oportunizando as alunas experiências práticas dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Limpeza de pele: tem como objetivo remover a sujidade da pele, excesso de oleosidade, células mortas e comedões (cravos). Promove a hidratação cutânea, regula o pH, auxilia na renovação celular e deixa a pele sedosa e renovada.

Epilação corporal: procedimento que remove toda a porção dos pelos (inclusive a porção interna – bulbo), tem como objetivo deixar a pele lisa e livre dos pelos.

– Design de sobrancelhas: o design de sobrancelha harmoniza o olhar com a face de cada cliente de forma individualizada, deixando o olhar mais marcante e sedutor. O profissional realiza um mapeamento facial para que o design feito no cliente seja o mais natural possível, deixando assim, suas sobrancelhas harmônicas com seu formato de rosto.

– Massagem relaxante: técnica que promove o relaxamento corporal através de manobras executadas de forma manual ou com o auxílio de pedras, velas, ventosas, bambus, aparelho massageador e/ou luvas massageadoras. Tem como benefício o reequilíbrio energético e o tratamento complementar/alternativo de diversas patologias.

– Banho de lua: banho aromático que promove maciez, brilho, nutrição e hidratação à pele. Promove a esfoliação e estimula a renovação celular, além de deixar os pelos loiros.

– Massagem redutora: técnica de massagem que utiliza manobras realizadas de forma manual ou com o auxílio de equipamentos (pantalas, bambus e/ou rolo com ventosas) e/ou aparelhos (endermologia) para promover a remodelagem corporal, melhorando o aspecto da F.E.G. (celulite) e ativar o sistema circulatório.

– Eletroterapia: recurso utilizado como coadjuvante nos tratamentos faciais, corporais e capilares. Tem como objetivo acelerar os tratamentos desenvolvidos.

– Tratamento para acne: técnica que promove a remoção do excesso de oleosidade da pele, ação bactericida e fungicida, auxilia no processo de cicatrização e ação analgésica. Utilizando recursos eletroterápicos e princípios ativos que auxiliam na recuperação da pele.

– Tratamento para rejuvenescimento: utilizando recursos eletroterápicos e princípios ativos que auxiliam na renovação celular e estimulação na formação de novas fibras de sustentação da pele.

– Tratamento para hipercromias (manchas): procedimentos de clareamento facial e corporal utilizando recursos eletroterápicos e princípios ativos que auxiliam na despigmentação da pele, hidratação e atuam impedindo o processo de produção de melanina.

– Terapias capilares: técnicas de higienização, hidratação, reposição de massa, esfoliação capilar e estimulação da circulação sanguínea. Promove a remoção do excesso de oleosidade no couro cabeludo, tem efeitos bactericidas e fungicidas, além de estimular o crescimento e fortalecimento dos fios.

– Maquiagem e técnicas de imagem pessoal: arte que valoriza traços específicos de cada pessoa. Tem como objetivo disfarçar as imperfeições e destacar pontos positivos e marcantes dos indivíduos.

– Consultoria de imagem pessoal através de uma análise: tem como objetivo auxiliar pessoas a se sentirem melhor com seus corpos e a fazerem escolhas de vestuários, cortes de cabelo e maquiagem que valorizem sua beleza natural.

A clínica é organizada em recepção e cabines individualizadas para atendimentos garantindo um maior conforto e segurança aos clientes. Cada cabine possui de uma maca, carrinhos auxiliares, mocho e escadinha, além dos aparelhos que estão sempre disponíveis para somar aos tratamentos elaborados.

Dentre os equipamentos de eletroterapia, os mais utilizados são: Endermologia, Peeling Ultrassônico e de Diamante, Laser, Led, analisador de pele digital e lâmpada de wood (para otimizar a avaliação facial e corporal), ultrassom, correntes (russa e aussie), microcorrente, alta frequência, vapor de ozônio, desincruste e Iontoforese.

Apenas dermocosméticos de alta qualidade são utilizados na clínica-escola (Bioage, Cosmobeauty, Extratos da Terra, Valmari, ECCOS, Hidramais, Tulípia e Dermrio), pela qualidade e concentração dos princípios ativos comprovados cientificamente.

Sobre

Visando possibilitar aos seus alunos atividades práticas que enriqueçam sua formação e ao mesmo tempo com o objetivo de contribuir com a comunidade por meio da prestação de serviços, a Unisulma mantem em funcionamento Clínicas e Laboratórios que oferecem atendimentos em diversas áreas.

As atividades desempenhadas pelas Clínicas-Escolas são desenvolvidas pelos alunos, sempre com a orientação de professores com experiência nas áreas da prestação de serviço, primando pela oferta de serviços com qualidade e segurança.