Acadêmicas de Serviço Social participam de palestra sobre violência contra a mulher

Momento contribuiu para formação das universitárias

O Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) comemorou seis anos de funcionamento, no dia 25 de outubro. E para celebrar a data o órgão realizou uma palestra para as acadêmicas de Serviço Social da Unisulma, esclarecendo a atuação do centro na prevenção e enfrentamento da violência contra mulher.

A assistente social formada pela Unisulma e coordenadora do CRAM, Sueli Barbosa mostrou os números de mulheres atendidas pelo órgão desde a fundação, que totaliza 633 casos, apresentou as ações desenvolvidas pelo centro, entre elas: rodas de conversa, participação na campanha mundial 16 dias de ativismo, projeto “A escola pelo fim da violência”, duas edições do Colóquio Lei Maria da Penha, além de palestras na cidade e zona rural.

No CRAM está disponível assistente social, psicóloga e advogada para atendimento gratuito a mulher que está vivendo em situação de violência doméstica e familiar. Segundo Sueli, “as vítimas recebem uma escuta especializada e são encaminhadas para os demais serviços da rede, além de acompanharem todo o processo, se for o caso de medida protetiva, conduzem para a casa abrigo ou outra instituição competente para as medidas cabíveis”.

Para a professora de Serviço Social, Zenilda do Rego esse momento de capacitação é fundamental para as acadêmicas, que em sua atuação profissional necessitam saber para onde encaminhar vítimas de agressão, além de proporcionar as participantes uma visão crítica sobre a temática. “A efetividade desses serviços depende de vocês futuras assistentes sociais. Quanto mais compromisso e sensibilidade tiverem melhor será”, enfatizou a secretária da Mulher, Conceição Formiga.

O CRAM é vinculado à Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulher (SMPM) e é mantido pela Prefeitura de Imperatriz. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 08 às 12h e 14 às 18h, na Rua Monte Castelo, nº 329, entre Sousa Lima e Coriolano Milhomem, Centro. Para tirar dúvidas o centro disponibiliza o telefone (99) 99132-7479.