Acadêmicas e docentes de Nutrição apresentam pesquisas em congresso nacional

Evento reuniu pesquisadores de todo país

Há 56 anos é realizado bianualmente o Congresso Brasileiro de Nutrição (CONBRAN), e em sua vigésima quarta edição o evento contou com a participação das professoras de Nutrição da Unisulma, Carla Fregona, Elainy Cristina Fiaschi, Jaisane Lobato, Marluce Coutinho e Silvia Myrelly Tavares. Além delas, dez acadêmicas do curso também estiveram no congresso.

Sete pesquisas científicas desenvolvidas pelos docentes da Unisulma em parceria com estudantes e egressos de Nutrição foram apresentadas nas modalidades oral e pôster durante a programação do evento.

“Avaliação comercial do leite em pó desnatado”, de autoria das acadêmicas do 6º período Iris Dayane Fernandes, Maria Divina Fagundes, Iolanda dos Santos e da professora Lara Seccadio

“Alimentação complementar entre crianças menores de 1 ano internadas no Hospital Municipal Infantil de Imperatriz/MA”, pesquisa realizada pelas docentes Jaisane Lobato e Silvia Myrelle Tavares em parceria com pesquisadores de outra instituição de ensino. Jaisane teve mais dois outros trabalhos aprovados junto com professores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

“A inserção do profissional nutricionista em unidades de alimentação e nutrição comerciais na cidade de Imperatriz/MA”, de autoria das acadêmicas do 8º período, Débora Lima, Edleude Barros, Iane Maria Santos e da docente, Marluce Coutinho.

“Incidência de doenças cardiovasculares em idosos de um serviço de fortalecimento de vínculos”, realizada pelas universitárias do 6º período Maria Divina Fagundes, Iolanda dos Santos, Iris Dayane Fernandes, Rita de Cassia Rodrigues e orientação da professora, Marluce Coutinho.

“Satisfação com a imagem corporal e o Índice de Massa Corporal (IMC) dos ingressantes de um curso de bacharelado em Nutrição”, estudo feito pelas docentes Marluce Coutinho, Guilherme Carvalho, Juraciara Abreu e as estudantes, Katherine Martins e da nutricionista formada na Unisulma, Leila do Amaral.

“Unidade de Alimentação e Nutrição Hospitalar: Avaliação da qualidade do espaço físico de U.A.N.s hospitalares de Imperatriz/MA”, pesquisa feita pela egressa da instituição, Aline Chaves e da professora Marluce Coutinho.

“Qualidade de vida e estado nutricional de portadores do vírus HIV/AIDS assistidos pelo programa DST/AIDS do município de Imperatriz/MA”, de autoria da nutricionista formada na Unisulma, Iracélia Santos, Leila Rute do Amaral, a docente Marluce Coutinho e professor do curso de Fisioterapia Francisco Dimitri Santos.

O Congresso Brasileiro de Nutrição é realizado pela Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), em parceria com a Associação Gaúcha de Nutrição (Agan) e é um dos maiores eventos da área na América Latina. O congresso também reúne grandes eventos paralelos como o “IV Simpósio Ibero-americano de Nutrição Esportiva”, o “III Simpósio Ibero-americano de Nutrição em Produção de Refeições” e o “III Simpósio Ibero-americano de Nutrição Clínica”.