fbpx

Acadêmicos de Direito realizam visita técnica ao presídio

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Atividade contribuiu na formação dos estudantes

Na manhã da última quinta-feira (4) os acadêmicos do 9º período (matutino) de Direito realizaram visita técnica à Unidade Prisional de Ressocialização de Imperatriz (UPRI). Acompanhados do professor da disciplina de Execução Penal, Oséias Cavalcanti os estudantes puderam ter contato direto com o ambiente carcerário para entenderem na prática os conteúdos aprendidos em sala de aula.

O momento teve como objetivo verificar o funcionamento de um estabelecimento penal; torná-los futuros profissionais com uma visão humanizada acerca da pena privativa de liberdade; avaliar as possibilidades práticas de atendimento dos objetivos da Lei de Execução Penal de acordo com as condições reais do sistema penitenciário brasileiro e complementar conceitos das disciplinas de Direito Constitucional, Penal e Processual Penal, estudadas anteriormente.

Na UPRI os acadêmicos foram recebidos pelo diretor geral, Renato Lindoso Dantas. Durante a visita o diretor de segurança, Diogo Roberto apresentou a aplicação prática da Lei de Execução Penal, tais como a remissão pelo trabalho e leitura, a apuração das faltas disciplinares, por meio do processo administrativo do interno, o banho de sol, assistência social, material e jurídica, entre outras.

O docente avalia a atividade como extremamente positiva e conta que, “os alunos puderam estabelecer diálogos com os presidiários, afastando, conceitos e preconceitos consolidados pelo senso comum, além de despertar uma visão jurídico-humanitária da pena privativa de liberdade, à luz da Constituição Federal de 1988”, finalizou.