fbpx

Exposição de alimentos fitoterápicos

As plantas usadas são nativas da região

Na manhã do dia 07 de outubro os acadêmicos do 6º período de Nutrição da Unisulma realizam, no hall de entrada da faculdade, exposição de comidas produzidas a partir de plantas medicinais. A atividade foi produzida na disciplina de Fitoterapia, ministrada pelo professor, Zilmar Soares.

Entre os produtos estavam cupcake de chocolate e bolos de laranja e banana feitos com farinha do jatobá. Com a casca do maracujá prepararam geleia, farinha, barra de cereal, chá e doce. O público que passava pelo local pode provar também do óleo e lambedor de copaíba, catuaba, mel com copaíba, angico e romã.

A estudante, Maria Divina explica que a receita dos bolos, feitas por seu grupo, enriquecida com farinha do jatobá serve para combater anemia, asma, problemas hepáticos e é um produto rico em vitamina C e ferro.

De acordo com o docente para os universitários chegarem aos resultados apresentados foi ministrado em sala de aula conteúdo teórico sobre os princípios ativos das plantas, eles foram a campo coletar os medicamentos, entrevistaram raizeiros, analisaram no laboratórios se o senso comum sobre as plantas possuem comprovação científica e comparam com a literatura acadêmica.

A ideia de produzir os alimentos veio a partir de um impasse, “como o curso é de nutrição, eles não podem clinicar”, ou seja, praticar a medicina. Foi então, que usando “a criatividade delas, contextualizada a disciplina, pegaram esses princípios ativos e transformar em alimento funcional”, explica Zilmar.

A iniciativa também deve como objetivo desmistificar que as plantas não são apenas para remédios. “As pessoas vão se alimentar de uma forma saborosa e se medicando ao mesmo tempo”, esclareceu.