Fibromialgia é tema de capacitação

Momento contribuiu para formação dos universitários

Membros da Liga Acadêmica de Distúrbios Musculoesqueléticos (LADIM) da Unisulma participaram na última terça-feira (4) de oficina sobre avaliação de pacientes com Fibromialgia. A formação foi ministrada professor mestre e coordenador da LADIM Francisco Dimitre Santos.

Durante o momento foram estudados os questionários de dor McGill e de qualidade de vida WHOQOL-BREF. Também foi ensinado o manuseio do Dolorímetro, aparelho desenvolvido para medir a dor por pressão em qualquer parte do corpo e o Stabilizer, equipamento usado para fortalecimento e avaliação dos músculos estabilizadores do corpo.

Para a coordenadora de Fisioterapia, Fabiana Campos, as atividades de estudo e pesquisa desenvolvidas pela liga acadêmica do curso são importantes na formação dos estudantes do curso.

A LADIM visa desenvolver estudos científicos e trabalhos solidários, ampliando assim o conhecimento dos universitários e levando informações sobre prevenção e promoção da saúde para a comunidade. O projeto promove também, programas de educação em saúde e atendimentos a comunidade.

Os encontros da liga acadêmica acontecem uma vez por semana com atividades de ensino, pesquisa e extensão por meio de quatro eixos temáticos. No primeiro são abordados métodos e técnicas de pesquisa quantitativa e qualitativa em saúde; no segundo, os benefícios do método pilates na hérnia de disco lombar; e no terceiro e quarto, a reabilitação física nas dores musculoesqueléticas.