fbpx

Grupo de Estudos em Saúde Coletiva

Sobre o grupo

O Grupo de estudos em Saúde Coletiva na UNISULMA/IESMA foi criado em março de 2019, no reflexo da aspiração do idealizador Prof. Lula Almeida com o objetivo promover a articulação entre os diferentes cursos da área da saúde agrupando docentes e pesquisadores na perspectiva da ampliação e integração do ensino a construir e aperfeiçoar a formação em Saúde Coletiva vinculada com as necessidades e demandas principalmente na região Tocantina fortalecendo assim as políticas e os serviços de saúde na esfera pública. Visando ainda nessa congruência estimular o interesse os discentes por conhecer os padrões do estado-doença em grupos populacionais específicos, especialmente os que se relacionam às condições de vida, ambiente e trabalho que possam estar influenciando nesses padrões, fortalecendo às ações de prevenção e promoção da saúde à toda comunidade. 

Espera se que essas temáticas contribuam para fortalecer o padrão de compromisso ético da IES e dos profissionais que lidam com o ser humano e suas perspectivas de promoção do bem-estar e da qualidade de vida da comunidade em geral, criando atividades que estimulem o diálogo, a construção do conhecimento, a reflexão crítica e o exercício da cidadania.

Linhas de Pesquisa

  • Epidemiologia: Epidemiologia de Agravos e doenças transmissíveis e não transmissíveis;
  • Política e Gestão em Saúde: Políticas públicas e Sistemas de Saúde / Avaliação em Saúde;
  • Ciência, tecnologia e inovação em saúde e desenvolvimento social e qualidade de vida.


Coordenador
: Prof.ª Ma. Márcia Guelma Santos Belfort

Vice-líder do grupo: Suellen Alves de Azevedo

LIVROS:
2022

  • Reserva Extrativista do Ciriaco, Maranhão, Brasil: potenciais de flora e entomofauna. Capítulo Estudo Fitoquímico de Espécies Vegetais da Reserva Extrativista Ciriaco com Potencial de Atividade Antifúngica sobre Fusarium sp.
    ISBN 978-65-5913-385-7

2021

  • Mútiplos Olhares para o ensino e aprendizagem práticas e discussões.
    Capítulo: O USO DO ÓLEO DE COCO (COCOSNUCIFER A) COMO COADJUVANTE NO TRATAMENTO DA DOENÇA DE ALZHEIMER. Cap. 06 pag. 83-95.

  • COLETÂNEA : SAÚDE COLETIVA, MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE
    -AVALIAÇÃO DA POTABILIDADE DA ÁGUA DE POÇOS DO ASSENTAMENTO PALMARES, ARAGUATINS-TO
    DOI: 10.36229/978-65-5866-136-8.CAP.04 /ISBN: 978-65-5866-136-8

  • MALÁRIA X MEIO AMBIENTE: PERCEPÇÃO DOS PACIENTES INFECTADOS NA REGIÃO CENTRAL DO MUNICÍPIO DE ARAGUATINS, TOCANTINS.
    DOI: 10.36229/978-65-5866-136-8.CAP.05

  • O PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO, HÁBITOS DE HIGIENE E CONSUMO DOS MANIPULADORES DE ALIMENTOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE AUGUSTINÓPOLIS–TO
    DOI: 10.36229/978-65-5866-136-8.CAP.07

  • Epidemiologia e Políticas Públicas de Saúde
    Capítulo: VULNERABILIDADE SOCIAL NA SAÚDE: ENFOQUES E SUJEITOS. Cap. 48, pag 415-423.
    https://doi.org/10.29327/54226 ISBN: 978-65-86700-53-4


ARTIGOS:
 

Projetos Executados

Docente Responsável: Silvana Ferreira de Sousa Alves

Resumo do projeto: A Pandemia da Covid-19 impactou o mundo, afetando a saúde física, mental e interferindo significativamente na rotina e vida das pessoas. O Projeto Impacto da Pandemia de Covid-19 na Saúde Mental de Cuidadores de Pessoas com Transtorno do Espetro Autista. Esse projeto objetiva investigar como a pandemia impactou a vida de Cuidadores de pessoa com TEA durante o distanciamento social. Elencando os aspectos que envolvem a rotina de cuidados familiares, os fatores geradores de estresse, o impacto na vida pessoal, social e profissional desses cuidadores. A amostra contempla 20 cuidadores vinculados ao Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil – Caps-IJ e AFAGAI – Associação de Familiares e Amigos de Pessoas com Autismo de Imperatriz. Realizando entrevista semiestruturadas em domicílio. A análise dos dados coletados que será qualitativa, terá como fundamento teórico e metodológico a análise de conteúdo de Minayo.

Projetos em Andamento

Professor Responsável: Marcia Guelma Santos Belfort

Resumo do projeto: A pesquisa objetiva avaliar e comparar os efeitos da fotobiomodulação com a tecnologia infravermelha adaptada ao Intravascular Laser Irradiation of Blood (ILIB) em pacientes com dor lombar não específica (DLNE), aplicando Led infravermelho nos músculos estabilizadores da coluna lombar entre as vertebras L1 a L5, também incluindo T11, T12 e S1, e por via sistêmica, na artéria carótida, com propósito de avaliar os biomarcadores inflamatórios dos indivíduos antes do início da fototerapia e no final dos tratamentos. Ensaio clínico randomizado, com abordagem quantitativa, que será cadastrado no Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (ReBEC), mediante a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos de acordo com a Resolução n° 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. O Local de realização do estudo será realizada no Laboratório de Fisioterapia da Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão, localizada na cidade de Imperatriz-MA . A pesquisa já está em andamento com a parecer favorável do CEP com o número: 5.425.885.

Professor Responsável: Suellen Alves de Azevedo

Resumo do projeto: O projeto leva em consideração a importância de ações na formação de um profissional de saúde capaz de proporcionar não somente restabelecimento da saúde, mas também cidadania, possibilidade de transformações sociais, liberdade, educação enfim, uma vida fundamentada na dignidade humana, entendendo a educação aos preceitos básicos criados por Paulo Freire, de que ela deve ser um instrumento de conscientização, libertação e transformação de uma prática conjunta de conhecimento a partir da realidade da comunidade. O projeto tem objetivo de desenvolver ações de educação e promoção em saúde a partir de diagnóstico prévio local, considerando as múltiplas vulnerabilidades em saúde de adolescentes da rede pública de ensino. Esse estudo é de natureza intervencionista e será realizado em 2 escolas públicas estaduais de ensino fundamental e médio, da zona urbana do município de Imperatriz – MA.