fbpx

Professor apresenta pesquisa em congresso internacional

Programação reuniu acadêmicos e profissionais da área

Nos dias 15 a 18 de setembro, em Salvador (BA), ocorreu a oitava edição do Congresso Internacional de Fisioterapia, que reuniu conferencistas de vários países debatendo a temática “Inovações e evidências aprimorando a prática clínica”. Seis acadêmicos do 2º e 3º período de Fisioterapia da Unisulma participaram do evento e o docente, Francisco Dimitre Santos, apresentou quatro pesquisas científicas.

As apresentações foram inseridas dentro dos eixos temáticos do: fisioterapia clínica, diagnóstico cinesiológico funcional, especialidades fisioterapêuticas e novas tendências. “Efeito do método Pilates no controle da dor e na funcionalidade de pacientes com hérnia de disco lombar”, foi um trabalho de estudo de casos realizado com quatro doentes para verificar a eficácia da técnica de Pilates no tratamento.

Com o objetivo de identificar os motivos que levam os idosos a procurem à prática regular de atividade física foi desenvolvida a pesquisa “Saúde na terceira idade”. Também foram apresentados os estudos: “Dor e qualidade de vida de pacientes com lombalgia crônica” e “Diagnóstico cinesiológico funcional de um paciente com infarto medular, antes e após a abordagem fisioterapêutica”.

O congresso organizado pela Sociedade Brasileira de Fisioterapia (SBF) contou com 16 cursos e workshops, 90 horas de conferências sobre as especialidades fisioterapêuticas. Paralelamente, ocorreu a I Feira Internacional de Fisioterapia, com as novas tecnologias, tendências e inovações da área.