fbpx

Professor do curso de Direito lança livro sobre o Modelo Social da Deficiência pela perspectiva jurídica.

Professor do curso de Direito da Unisulma, Denisson Gonçalves Chaves lançou o livro “MODELO SOCIAL DA DEFICIÊNCIA: Entre o Político e Jurídico”, em meados de Outubro de 2020, produto de sua dissertação para o Mestrado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Com uma abordagem mais sociológica, a obra procura entender a influência dos Modelos Internacionais das Pessoas com Deficiência nas Normas Internas Brasileiras e como se deu a inserção das discussões acerca da deficiência dentro do Direito, podendo servir como pesquisa na área dos Direitos Humanos, Sociologia do Direito, Hermenêutica Jurídica e no Direito Constitucional. “São chamados Modelos Teóricos, nós temos o Modelo Britânico e o Modelo Americano e eu queria verificar como esses modelos produziram efeitos dentro das Normas Internas Brasileiras e como a discussão da deficiência se tornou direito de fato, uma questão de justiça. “, aprofunda Chaves.

De caráter multidisciplinar, o livro explora várias temáticas paralelas sobre a deficiência, que vão desde um olhar mais filosófico, até uma abordagem mais sociológica, como a biomedicina, que envolve questões do corpo humano, permitindo que o leitor tenha uma visão mais crítica. “O primeiro capítulo tem a fundamentação filosófica desde a época dos gregos, até a chamada pós-modernismo niilista, depois passo mais para sociologia, com uma abordagem biomédica, ou seja, quem trabalha com Educação Física, com Fisioterapia, por exemplo, pode fazer o uso do livro tranquilamente, porque ele vai ter uma visão crítica sobre a questão do corpo, a deficiência.” Explica o autor.

Os exemplares físicos podem ser encontrados no site da editora Dialética, na Livraria Interativa, localizada no Tocantins Shopping – Imperatriz-MA, ou com o próprio professor, Denisson Chaves. Em formato E-book, pode ser adquirido no site da Amazon ou no site da editora Dialética.