fbpx

Professora de Nutrição apresenta pesquisa em evento internacional

Momento contou com palestrantes da Holanda e Inglaterra

Do dia 28 de setembro a 1º de outubro foi realizado, em Belém-PA, o 2º Congresso Brasileiro e 5º Simpósio Internacional de Nutrologia Pediátrica com o tema “Nutrição em fases precoces da vida e a implicações na saúde futura”. A docente da Unisulma, Marluce Coutinho esteve no evento apresentando dois trabalhos científicos desenvolvido em coautoria com acadêmicos da instituição.

No estudo descritivo, “Avaliação do estado nutricional de crianças e adolescentes autistas, acompanhados por um centro de tratamento no município de Imperatriz – MA” os autores realizaram pesquisa com 24 pessoas em que foi feita a avaliação antropométrica por meio da aferição do peso e altura, para obtenção do Índice de Massa Corpórea (IMC). Constatou-se que esses “apresentam um estado nutricional inadequado com presença de sobrepeso e obesidade”, explicou.

Na pesquisa “O consumo alimentar de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA)” foi aplicado com pais e/ou responsáveis um questionário com 10 perguntas objetivas sobre a alimentação de 15 autistas nos últimos sete dias. O estudo mostrou a presença do consumo de alimentos industrializados por esse grupo o que para os pesquisadores evidencia, “uma necessidade de continua orientação nutricional e alimentar”.

O 2º Congresso Brasileiro e 5º Simpósio Internacional de Nutrologia Pediátrica foi promovido pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) visando trazer, “informações atualizadas para os pediatras brasileiros da área, além de recomendar a troca de conhecimentos”, esclareceu a presidente da SBP, Luciana Rodrigues Silva.