fbpx

Sálvio Dino recebe título de Professor Honoris Causa pela Unisulma

É a terceira vez que o honraria é entregue pela faculdade

A Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão (Unisulma) realizou na última sexta-feira (2), no auditório da OAB de Imperatriz, a solenidade de concessão do título de Professor Honoris Causa e a entrega da medalha Lula Almeida do Mérito Educacional ao advogado, escritor e político, Sálvio Dino de Castro e Costa.

Sávio Dino, como é conhecido nasceu em Grajaú – MA e se formou em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de São Luís. Ainda na capital maranhense se elegeu, em 1954, como vereador. Conquistou seu primeiro mandato de deputado estadual, em 1962, havendo sido cassado dois anos depois, sob a acusação de atividades subversivas. Por decisão judicial, dez anos depois, voltou a Assembleia Legislativa do Estado. Foi prefeito de João Lisboa – MA de 1989 e 1997.

O membro das Academias de Letras imperatrizense, grajauense e maranhense já publicou vários livros, entre eles “Nas barrancas do Tocantins”, “Clarindo Santiago”, “Onde é Pará”, “Onde é Maranhão”. Sua obra mais recente, “A coluna revolucionaria Prestes a exilar-se”, que aborda a passagem do movimento político pelo Sul do Maranhão, foi lançada na Unisulma no dia 18 de novembro.

O título de Professor Honoris Causa é a distinção honrosa que o Conselho diretor da Unisulma concede a uma personalidade eminente que, pela sua obra realizada, enriquece a vida cultural, jurídica, social e política do estado do Maranhão, em especial à Região Tocantina. A medalha Lula Almeida de Mérito Educacional foi criada para homenagear personalidades que se destacam no âmbito da educação e leva o nome do advogado e sócio fundador da instituição. A condecoração foi entregue pelo advogado, Raone Araújo de Almeida representando a família de Lula.

Sávio, recebeu a placa de concessão do título das mãos do diretor presidente da Unisulma, Dimas Salustiano que destacou que a homenagem, “é em virtude da longa folha de serviços prestados à literatura, advocacia, política e estudos históricos e geográficos do sertão maranhense”.

Dimas disse ainda que a instituição tem sido “econômica nestas condecorações”, pois, nos 12 anos de trajetória da faculdade, a honraria foi concedida apenas ao líder camponês, Manoel da Conceição, no dia 10 de abril de 2005 e ao médico e político, Jackson Lago. A condecoração foi conferida em 2007, mas a entrega só se tornou possível no dia 4 de dezembro de 2009.

“Tão marcante homenagem deriva com certeza da fervorosa devoção ao generoso e acolhedor berços das minhas sempre verdes raízes políticas e culturais. Por isso mesmo a recebo com o luminoso privilégio de que estivesse feito um doutorado acadêmico convencional”, disse emocionado o homenageado da noite, Sálvio Dino.

O governador Flávio Dino esteve presente na solenidade. O evento contou com presença diversas autoridades, entre elas o presidente da Câmara dos Deputados do Brasil, Waldir Maranhão; o vice-presidente de Imperatriz, Luís Carlos Porto, o escritor Agostinho Noleto, o deputado estadual, Marco Aurélio e o presidente da OAB Subseção Imperatriz, Heleno Mota.