fbpx

Acadêmicos de Fisioterapia apresentam trabalho em evento internacional

Momento reuniu pesquisadores de vários países

Dos dias 28 a 29 de setembro foi realizado, em Jataí – GO, o V Congresso Internacional de História, nesta edição o evento discutiu a temática “Novas epistemes e narrativas contemporâneas”. Os estudantes de Fisioterapia da Unisulma, Gabriel Galdino e Bruno Wyllian Nascimento apresentaram uma pesquisa científica no congresso.

“Fatores que influenciam disfunções na coluna vertebral em indígenas da aldeia são José/Krikati no município de Montes Altos do Maranhão”, foi o tema da comunicação oral, sob a orientação da professora, Maria Perpétuo Marinho, apresentada no simpósio “Diálogos entre a história e a cultura”.

O trabalho que é resultado dos estudos realizados na disciplina de Fundamentos Socioantropológicos, ministrado pela docente, foi desenvolvido com o intuito de observar as causas que provocam distúrbios na coluna vertebral dos índios da aldeia.

A pesquisa de caráter etnográfico foi feita com 47 indígenas, entre 17 a 84 anos, sendo 65% do público mulheres. Submetidos a um questionário de dez perguntas que avaliava se os mesmos possuíam disfunções na coluna vertebral. Constatou-se prevalência de dor na região lombar (lombalgia).

Para os acadêmicos esse problema é acometido pela, “falta de conhecimento e orientação por um profissional de saúde especialista para uma reeducação postural”.