Palestra discute os desafios do assistente social

O curso promove nos dias 02 a 04 de junho o Congresso de Serviço Social

“Os desafios do projeto ético político da prática profissional do Serviço Social” foi a temática abordada em palestra pela professora da Unisulma Gersonilda Marques e a assistente social da Associação Comunitária dos Moradores de Piquiá Baixo (ACMP), Angra Ponciono. A atividade reuniu, no auditório da instituição, docentes e acadêmicos do curso em alusão ao Dia do Assistente Social, comemorado no dia 15 de maio.

Este ano, a profissão completa 80 anos de existência oficial no Brasil. O Serviço Social tem como missão preparar profissionais com perfil crítico generalista que possibilite a construção de seu objetivo de ação em suas particularidades sócio institucionais, através da atuação norteada pelo projeto ético-político, visando à justiça social e a emancipação humana.

Para a coordenadora do curso, Marizangela Taveira a data não é apenas para comemoração, mas também de reflexão, visando isto, o evento foi pensado para que duas egressas da Unisulma palestrassem sobre a atuação na área. “A ideia foi trazer essas profissionais para que se discuta os desafios que essa carreira tem, e que os alunos entendam como a profissão é realizada nos espaços sócio ocupacionais do Serviço Social”, explicou.

A professora Gersonilda Marques discorreu sobre “A contribuição da Prática Educativa no processo de Ressocialização no contexto do Sistema Prisional: Um estudo no município de Imperatriz/MA”. A palestra é resultado de suas pesquisas no Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional na Universidade de Taubaté (Unitau).

A assistente social Angra Ponciono abordou a realidade vivenciada pela comunidade de Piquiá de Baixo, um bairro industrial da cidade de Açailândia. O lugar é situado em meio a quatro indústrias de ferro-gusa e é cortado pela Estrada de Ferro Carajás (EFC). Para ela a exposição, “vai ajudar no sentido de que os acadêmicos possam conhecer as diferentes práticas profissionais do Serviço Social e a atuação em organizações não governamentais”, esclareceu.

Congresso – O curso de Serviço Social da Unisulma promove nos dias 02 a 04 de junho o III Congresso de Serviço Social da Região Tocantina (CONSSORT). Com o tema “Movimento de Reconceituação do Serviço Social: 50 anos de história”, o evento visando discutir as principais perspectivas históricas da área, seus avanços na realidade brasileira e maranhense.

O CONSSORT acontece a cada dois anos em Imperatriz e é voltado para professores, acadêmicos de Serviço Social, demais estudantes de outros cursos e instituições, pesquisadores, profissionais vinculados ao campo e egressos. Mais informações e inscrições acessando o site da Unisulma.