Projeto Empreendemia desafia acadêmicos a criarem empresas

Atividade prepara universitários para atuação profissional

Nos dias 23 e 24 de novembro foi realizado a 7ª edição do Empreendemia que contou com palestras e exposição de empresas desenvolvidas ao longo do semestre pelos acadêmicos do 6º período de Administração da Unisulma. O projeto desafia os estudantes a criarem empreendimentos e marcas usando criatividade, inovação e percepção diante da crise econômica que o país vive.

O coordenador do curso, Márcio Pereira, explica que o projeto, “dá a possibilidade de criar um negócio e colocar essa iniciativa em aprovação das pessoas, porque é o mercado que decide se um produto é bom ou não”. Ainda segundo ele os estudantes tem a oportunidade de trabalhar todos os aspectos de uma empresa real, como: marketing, finança, planejamento estratégico, localização, comércio, produto, produção, público-alvo e etc. “O Empreendemia proporciona uma atividade prática dentro da faculdade preparando para atuarem no mercado”, afirma.

A atividade interdisciplinar envolve as disciplinas de Planejamento Estratégico, Elaboração e Análise de Projetos e Empreendedorismo e Plano de Negócios. Para implementação da ideia é necessário a elaboração de um plano de negócio onde é discutido a viabilidade do empreendimento.

No primeiro dia de programação, no auditório da instituição, o gerente da regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Danilo Borges esclareceu “Como se tornar um empreendedor de sucesso”. O momento contou também com palestra proferida pelo diretor da Receita Municipal de Imperatriz, Gideon Santos e a empresária, Valdice Santos.

A quadra esportiva da Unisulma se transformou em um mercado para a atuação profissional dos acadêmicos, no segundo dia de atividade. O local recebeu stands de lanches, roupas customizadas e limpeza de veículo. A iniciativa do projeto ofereceu ao público que visitou as startups produtos diferenciados no preço e qualidade.

O momento contou a atração musical Luan Passos e Thiago e desfile de moda de roupas customizadas. Nesta edição o Empreendemia contou com as marcas: “Bio Car”, “Dona Chick Ateliê”, “Espeto na Caixinha”, “Pipoca Gourmet” e “SanduKing”.