fbpx

Grupo Interdisciplinar em Estudos da Dor

Sobre o grupo

Tem como objetivo despertar o interesse e o engajamento dos discentes à iniciação científica por meio da realização de projetos de pesquisa científicas, que visam solucionar problemas de saúde que provoquem dor em seus diferentes as aspectos; com isso os projetos permeiam a extensão atendendo a comunidade que apresenta quadros álgicos; as pesquisas serão executadas com uma abordagem inter e multidisciplinar, integrando o corpo docente e discente dos cursos da saúde da Instituição.

Linhas de Pesquisa

  • Avaliação e Intervenção em Fisioterapia em Pacientes Oncológicos;
  • Avaliação e Intervenções em Fisioterapia na Dor Pélvica;
  • Instrumentação Biomédica na Avaliação e Tratamento da Dor Musculoesquelética.


Coordenador
: Prof. Me. Francisco Dimitre Rodrigo Pereira Santos

Contato: [email protected]

Instagram: @g.estudosdador 

  • Andressa Braga de Araújo
  • Fernanda Ramos de Amorim
  • Letícia Barros Bezerra Brito
  • Priscila Kellen Nascimento Roza

SANTOS, FRANCISCO DIMITRE RODRIGO PEREIRA; NASCIMENTO, ISABEL THAYLLA MACIEL; BRITO, LETÍCIA BEZERRA; BLASCOVICH, HELLYANGELA BERTALHA; MOÇO, JULLYANA DA SILVA TEÓFILO; SILVA, ROSANA MATOS DA. Profile, attitudes and beliefs of physiotherapists in the management of chronic nonspecific low back pain. FISIOTERAPIA EM MOVIMENTO, v. 35, p. e35104, 2022.

SANTOS, FRANCISCO DIMITRE RODRIGO PEREIRA; ANJOS, R. R.; MALAGUTTI, G. C.; CARVALHO, R. E. Q.; SANTOS, L. O.; CHAVES, J. A.; BRITO, L. B.; RAMOS, F. C. Avaliação da qualidade de vida e energia vital de mulheres idosas participantes de um programa de exercício físico após sessões de reflexologia podal. REVISTA AMAZÔNIA SCIENCE & HEALTH, v. 8, p. 70-81, 2020.

FRANCO, A. M.; BOGEA, B. V.; BARBERINO, R. E.; SANTOS, FRANCISCO DIMITRE RODRIGO PEREIRA; SANTOS, D. C.; FERNANDES, T. F.; BLASCOVICH, H. B.; COSTA, M. S. C.; MALAGUTTI, G. C.; CHAVES, J. A.; COELHO, K. K. O. Eficácia dos exercícios cinesioterápicos na recuperação da amplitude de movimento em paciente queimado: relato de caso. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH, v. 10, p. 40806, 2020.

SANTOS, F.D.R.P.; RAMOS, F. C.; ROZA, P. K. N.; ANJOS, R. R.; BRITO, L. B. Correlação do estado cognitivo com a idade e anos de estudo de Idosos institucionalizados. REVISTA CEREUS, v. 11, p. 69, 2019.

SANTOS, F.D.R.P.; FEITOSA, E. M.; BRITO, L. B.; ANJOS, R. R.; MALAGUTTI, G. C.; AVELAR, M. T. A.; CHAVES, R. R.; OLIVEIRA, T. D.; FERNANDES, A. B.; COSTA, M. S. C.; BLASCOVICH, H. B. Experiences of workers from a higher education institution with nonspecific low back pain: a qualitative study. REVISTA ENFERMAGEM ATUAL IN DERME, v. 90, p. 1, 2019.

Projetos em Andamento

Professor Responsável: Marciene de Sousa Cavalcante Costa

Resumo: O câncer de colo de útero (CCU) é um problema de saúde pública, sendo a quarta causa mais comum de câncer em mulheres em todo o mundo. As sobreviventes ao CCU apresentam um alto risco de apresentar alguma disfunção do assoalho pélvico, sobretudo a disfunção sexual persistente que comprometem sua função e satisfação sexual. Além disso, podem apresentar estenose vaginal que é um efeito colateral comum da radioterapia. A dilatação vaginal e o treinamento dos músculos do assoalho pélvico (MAP), tem sido recomendado a fim de minimizar as complicações após a radiação pélvica prevenindo disfunções sexuais. Tem-se como objetivo avaliar os efeitos das intervenções fisioterapêuticas na atividade elétrica dos MAP e função sexual de mulheres pós tratamento de CCU. Será realizado um ensaio clínico randomizado no qual as participantes serão randomizadas em grupo intervenção e controle. Será estudada toda a população de mulheres que realizaram tratamento de CCU por um período de seis meses e que atenderem aos critérios de inclusão. Para a coleta de dados antes e após o protocolo de intervenção será utilizada um questionário sociodemográfico e clínico, o FSFI para avaliar a função sexual, o WHOQOL-bref para avaliar a qualidade de vida, avaliação elétrica dos MAP através da eletromiografia de superfície e avaliação da estenose vaginal. As intervenções terão duração de seis semanas, totalizando 12 sessões com duração de 50 minutos. Para organização dos dados será utilizado o programa SPSS 2.0 por meio do teste t student, considerando um nível de 5% de significância (valor de p<0.05).

Professor Responsável: Hellyangela Bertalha Blascovich

Resumo do projeto: O Câncer infantil é caracterizado por um conjunto de neoplasias malignas que atingem crianças e adolescentes, onde os mais incidentes são as leucemias, e os que afetam o sistema linfático e o sistema nervoso central. É considerada a primeira causa de morte de crianças e adolescentes entre 0 a 18 anos no Brasil. Uma complicação comum da realização da terapia antineoplásica (quimioterapia e radioterapia) é a mucosite oral (MO), caracterizada pela inflamação e ulceração da mucosa da boca, causando dor, desconforto, limitação nutricional e até a necessidade de interromper o tratamento contra o câncer. Com isso, o presente estudo busca comparar a efetividade do laser de baixa potência em diferentes comprimentos de onda (660nm, 808nm e os ambos de forma simultânea) na prevenção e tratamento da mucosite oral em crianças e adolescentes com câncer. Trata-se de um ensaio clínico, controlado, randomizado e duplo cego com duas vertentes: prevenção e tratamento. Pacientes que apresentarem algum grau de mucosite oral (MO) serão designados para vertente tratamento e os que iniciarem o tratamento com antineoplásico Metotrexano, serão alocados no grupo de prevenção. De forma a verificar qual comprimento de onda (660nm, 808nm e ambos de forma simultânea) do laser de baixa potência é mais efetivo no tratamento e na prevenção da MO.

Professor Responsável: Alaiana Marinho Franco

Resumo do projeto: A ansiedade presente na vida dos estudantes universitários apresenta-se como o problema psicológico mais comum nessa população. O presente estudo tem como objetivo analisar o traço e estado da ansiedade e os dados antropométricos de estudantes universitários ingressantes e concluintes de uma instituição privada de ensino superior do sul do Maranhão. Trata-se de um estudo transversal com abordagem quantitativa, a coleta de dados será realizada com estudantes do primeiro período e do último período da graduação e a amostra composta pelo número total dos alunos regularmente matriculados, para obtenção do número será feito um levantamento junto a instituição de ensino no período letivo que ocorrerá a pesquisa. Para análise do traço e estado da ansiedade será utilizado o Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE) e para coleta dos dados antropométricos será utilizado fita métrica e balança digital, também será aplicado um questionário sócio-demográfico para identificação dos sujeitos além da solicitação de assinatura do Termo de Consentimento Livre Esclarecido (TCLE). O projeto busca atender todas as diretrizes da resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde e será submetido a Plataforma Brasil. Espera-se obter dados que demonstre em qual momento da vida acadêmica o universitário está sujeito a desenvolver distúrbios de ansiedade que provoque alterações das medidas antropométricas, para que a partir dos resultados seja oferecido pelas instituições de ensino programas de apoio ao universitário com a implementação de Praticas Integrativas Complementares (PICs) para enfretamento da ansiedade e prevenção de distúrbios psicológicos e metabólicos.