Pensada para atuar na dimensão do cuidado à comunidade com atenção a sua saúde mental, assim como, para responder a ênfase curricular de ensino aos estudantes dos últimos períodos do Curso de Bacharelado em Psicologia da Unisulma, abrangendo Psicologia e Processos Clínicos, visando o desenvolvimento de conhecimentos e competências que articulem aspectos teóricos e práticos.
Como público-alvo, tem-se: crianças a partir de 03 anos, adolescentes, adultos e idosos. Os atendimentos são realizados por agendamento prévio da sessão.
Orientação de Pais: é um processo voltado para a capacitação dos pais para a interação com seus filhos de forma a construir autoestima saudável e a autonomia da criança contribuindo assim com a melhora na qualidade da vida da família. É realizada por meio de orientações adequadas e fundamentadas em pesquisas e estudos.
Psicodiagnóstico: é um processo de avaliação com objetivo de identificar e compreender a queixa e os possíveis distúrbios que o cliente apresenta para se formular hipóteses diagnósticas mais precisas relacionadas às questões levantadas. Utiliza técnicas e testes para entender os problemas e permitir e traçar a melhor estratégia ou abordagem terapêutica necessária.
Psicoterapia Individual: Trata-se de um serviço ofertado pela psicologia e seu método é baseado na fala, e tem como intuito buscar elementos significantes para a tomada de consciência do sujeito acerca de suas próprias questões que lhe causam algum tipo de sofrimento, além de proporcionar o autoconhecimento e auxiliar na construção de mecanismos para poder lidar com suas escolhas e circunstâncias da A psicoterapia é um processo e sua duração depende de cada paciente, e sua frequência acontece semanalmente com duração de cinquenta minutos cada atendimento. Será através da psicoterapia individual que poderá se trabalhar vários aspectos como ansiedade, depressão, insegurança, baixa autoestima e outras questões que o paciente acreditar que lhe causam dor psíquica.
Psicoterapia de Grupo: É uma forma de terapia, em que evidenciam-se fatores como a interação e a comunicação entre as pessoas participantes a partir do acolhimento, potencializando o diálogo, o compartilhamento de experiências, reflexões, gerando fortalecimento pessoal e social. Sendo assim, além de ter contato com o psicólogo, o paciente conta também com a escuta e a colaboração dos outros participantes.
Psicoterapia de Casal: ou mais comumente conhecida como terapia de casal, é uma forma de acolhimento, num ambiente neutro, onde o casal pode expor suas questões, tornar o diálogo efetivo e construir saídas para as dificuldades e impasses na interação conjugal, com foco na expressão emocional de ambas as partes (FERES CARNEIRO & DINIZ NETO, 2008).
A clínica apresenta-se com 06 salas, sendo 04 salas de atendimento individual, dentre estas, duas são destinadas para atendimento infantil, devido a especificidade desse acompanhamento. Outras duas para a concentração dos supervisores e alunos, para demandas internas. Dessa maneira, nos horários em que estão sendo realizados os atendimentos há um supervisor presente na clínica, garantindo a característica de estágio supervisionado.
Para a prática nesse espaço, estabeleceu-se três núcleos de estágio, quais sejam: Núcleo de Estágio em Psicanálise; Núcleo de Estágio em Terapia Cognitiva Comportamental; e Núcleo de Estágio Humanista. Tais núcleos referem-se às abordagens que encontramos dentro da ciência psicológica, as quais diferenciam-se o olhar sobre os processos emocionais e comportamentais do sujeito.
Para tanto, dispomos de três supervisores específicos que possuem ênfase nas três supracitadas áreas, sendo as professoras Isabela Brizola e Louise Lima, e o professor Nilson Muniz, os quais são responsáveis pela supervisão clínica/docente dos atendimentos individuais realizados pelos(as) alunos(as).
Na supervisão dos grupos de acolhimento, serviço ligado à clínica-escola e prática de estágio socioinstitucional, está à frente a professora Patrícia Oliveira, também, atuante como coordenadora da Clínica-Escola de Psicologia.
Os docentes envolvidos neste processo são profissionais psicólogos com CRP (carteira profissional) ativo e experiência em suas áreas de atuação, garantindo profissionalismo e qualidade aos atendimentos oferecidos, buscando promover qualidade de vida à comunidade.
Atualmente, estão em prática 65 alunos(as), realizando acompanhamento individual semanal a 108 pessoas, com a prevalência de queixas sobre transtornos de humor, ora relacionados com ansiedade ora voltados a quadros depressivos. Ressaltando- se a importância da escuta realizada, acolhimento, cuidado, intervenção e acompanhamento sistemático ao sujeito adoecido emocionalmente.
Contato
Telefone:
(99) 2101-0205
Whatsapp:
(99) 99198-7769