Tem por objetivo realizar atendimento nutricional à comunidade externa e a colaboradores da instituição, com foco na promoção da alimentação adequada e saudável para crianças, adolescentes, adultos, idosos, gestantes, nutrizes, atletas e a indivíduos em diversas condições patológicas, como obesidade, hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, dislipidemias, síndrome metabólica e intolerâncias/alergias alimentares, entre outras.
- Avaliação Nutricional: utilizando diversos métodos (antropométrico, dietético, laboratorial) para diagnóstico nutricional, que é subsídio para o planejamento dietético e aconselhamento nutricional adequado às necessidades
- Plano Alimentar: consiste do planejamento da intervenção Basicamente é o cardápio bem estruturado, quanto os alimentos que o paciente precisa comer. No plano também estão incluídos os melhores horários para as refeições, as quantidades e os nutrientes adequadas.
- Avaliação por bioimpedância: é uma das formas de mensurar a composição corporal do paciente, indicando a quantidade de gordura, músculo, osso e, até mesmo, água no organismo, dessa forma, proporcionam informações mais precisas sobre o estado nutricional do paciente.
- Orientação Nutricional: é quando se inicia a educação ou ainda aconselhamento nutricional é o processo pelo qual os pacientes são auxiliados a selecionar e implementar comportamentos desejáveis de nutrição e estilo de vida, respeitando seu estado nutricional e de saúde. Nesse momento é entregue orientações escritas e materiais educativos. Os pacientes são divididos em grupos. Grupo 1. Pacientes que não se enquadram no perfil de risco nutricional – esses são orientados e não necessariamente precisam retornar ao atendimento ou se voltam em espaçamento de tempo maior 1ou 2 meses, esses pacientes recebem um cardápio qualitativo. Grupo Pacientes que estão em risco nutricional, esses também recebem orientação e material educativo, no entanto, são encaminhados para o acompanhamento nutricional no serviço.
- Acompanhamento Nutricional: os pacientes recebem um cardápio qualitativo e quantitativo individualizado, com a finalidade de atingir de forma saudável os objetivos, sejam eles a redução de gordura, aumento de massa muscular, reeducação alimentar ou ainda controle de complicações como diabetes, colesterol e triglicérides elevado, gastrite, pressão arterial alterada, constipação intestinal, sintomas da menopausa, nutrição na gestação, amamentação e desmame, entre Esses pacientes retornam ao ambulatório de nutrição inicialmente a cada 15 dias e esse espaço de retorno vai aumentando conforme a evolução do paciente.
Os consultórios estão equipados com computadores, balança, estadiômetro, adipômetro, fita métrica e materiais de educação nutricional. O laboratório de avaliação nutricional conta com aparelho de bioimpedância para avaliação da composição corporal. Esses equipamentos são de fundamental importância e indispensável na avaliação nutricional, com muitas vantagens, de boa operacionalização e acurácia para diagnóstico nutricional da população atendida, só é possível uma intervenção nutricional efetiva a partir de uma avaliação eficaz.
Os atendimentos são realizados por acadêmicos do Curso de Bacharelado em Nutrição, contando sempre com a supervisão de um docente do curso. Para os acadêmicos, além da possibilidade de integrar a teoria com a prática, experiência que, certamente, aprimora as expertises desse aluno quando for inserido no mercado de trabalho, possibilita, ainda, a vivência desses nos projetos de pesquisa e extensão que visam promover conhecimento aos alunos, contato com a comunidade e atenção básica à saúde.
Contato
Telefone:
(99) 2101-0213