Avaliação Institucional
A avaliação das Instituições de Ensino Superior (IES) tem caráter formativo e visa o aperfeiçoamento dos agentes da comunidade acadêmica e da instituição como um todo. Tal ocorre, em especial, quando conta com a participação efetiva de toda a comunidade interna e, ainda, com a contribuição de atores externos do entorno institucional. Nestes casos, a instituição constrói, aos poucos, uma cultura de avaliação que possibilita uma permanente atitude de tomada de consciência sobre sua missão e finalidades acadêmica e social.
Instituído pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) fundamenta-se na necessidade de promover a melhoria da qualidade da educação superior através do processo de avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. Assim, podemos considerar que a avaliação das Instituições de Ensino Superior (IES) compõe-se em duas perspectivas: a avaliação externa e a avaliação interna.
A primeira, se consolida mediante a avaliação de comissões externas às instituições, de modo a considerar que tais processos avaliativos são coordenados e supervisionados pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), e operacionalizados pelo Instituto Nacional de Educação e Pesquisa Anísio Teixeira (INEP). Para tanto, há de se considerar sua materialização em especial através da Avaliação In Loco (institucional e de cursos), do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), e demais Indicadores de Qualidades.
A avaliação externa se constitui assim, como um importante mecanismo de reconhecimento e aperfeiçoamento das atividades desenvolvidas pelas IES, apresentando subsídios importantes para a regulamentação e formulação de políticas educacionais, bem como para a reflexão e autoavaliação da IES sob suas práticas.
A autoavaliação ou avaliação interna é pois, um forte instrumento de melhoria da qualidade do ensino. Seu uso faz parte do cotidiano da Instituição, dos professores e dos alunos. Ela consiste em ação participativa, coletiva, livre de ameaças, crítica e transformadora dos sujeitos envolvidos e de toda a Instituição. Professores, alunos, funcionários administrativos, participam do processo respondendo questionários, criticando os aspectos positivos e negativos dos cursos, discutindo em grupo os problemas de ensino e, também, dando sugestões que provoquem a melhoria da qualidade do ensino e da Instituição como um todo.
Neste prisma, a Avaliação Institucional é planejada para atender com veracidade a esta proposição, sendo realizada a partir da análise dos relatórios finais do ano anterior elaborados pela Comissão Própria de Avaliação – CPA, com o objetivo de detectar o cumprimento das demandas.
Compreendendo então a importância de um constante processo de autoavaliação para a construção de uma instituição ainda melhor, é que a UNISULMA conta com a atuação e mobilização da Comissão Própria de Avaliação – CPA, formada pela representatividade de todos os atores da comunidade acadêmica, afim de sob os princípios de autonomia e participação, propiciar a revisão de percursos e a recondução de práticas.
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CPA Unisulma
O processo de autoavaliação do Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão – IESMA, segue as Diretrizes para a Avaliação das Instituições da Educação Superior – CONAES/INEP, bem como as orientações gerais para a autoavaliação das instituições estabelecidas através de documentos, normativas e demais legislações instituídas pelo sistema federal de ensino, sendo implementada e orientada por uma Comissão Própria de Avaliação – CPA, de acordo com o Art. 11, incisos I e II, da Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES.
De acordo com resoluções internas do IESMA, e conforme Regimento Interno da própria CPA, para o processo de autoavaliação institucional, faz necessário:
1. Apreciar:
- A missão e o plano de desenvolvimento institucional;
- A política para o ensino, a pesquisa e a extensão;
- A responsabilidade social da Instituição;
- A comunicação com a sociedade;
- As políticas de pessoal, carreira, aperfeiçoamento e condições de trabalho;
- A organização e gestão da Instituição;
- A infraestrutura física, em especial a do ensino, pesquisa e biblioteca;
- O planejamento e avaliação, especialmente os processos, resultados e eficácia da auto avaliação institucional;
- As políticas de atendimento aos estudantes;
- Sustentabilidade financeira;
2. Desenvolver estudos e análises, visando o fornecimento de subsídios para a fixação, aperfeiçoamento e modificação da política da avaliação institucional do IESMA;
3. Propor projetos, programas e ações que proporcionem a melhoria do processo avaliativo Institucional;
4. Prestar informações solicitadas pelo INEP e CONAES e elaborar relatórios.
Conheça a Comissão Própria de Avaliação da UNISULMA e processo de Autoavaliação Institucional!
Composição da CPA
Representantes do CORPO DOCENTE
![Francine Francine](https://unisulma.edu.br/wp-content/uploads/2021/11/Francine.jpg)
Francine Adília Rodante Ferrari (Presidente)
Docente do Curso de Direito
![Maria Simone Maria Simone](https://unisulma.edu.br/wp-content/uploads/elementor/thumbs/Maria-Simone-pg14vq016xer4rngm7x3o2m9z89slbrbyzgz7ejnns.jpeg)
Maria Simone Pereira Maciel Mignoni
Docente dos Cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição
![](https://unisulma.edu.br/wp-content/uploads/2021/11/Adelia.jpeg)
Adélia Solange Soares Diniz
Docente dos Cursos de Administração e Psicologia
Representantes do CORPO DISCENTE
![Deivid Deivid](https://unisulma.edu.br/wp-content/uploads/elementor/thumbs/Deivid-e1651097550910-po020kgprqg3usgeixgokb7vskn15fwifw5njyjzig.jpeg)
Deivid Matheus de Santana Reis
Discente do Curso de Direito
![Walleria Walleria](https://unisulma.edu.br/wp-content/uploads/elementor/thumbs/Walleria-pg14vrvpklhbrzkqb8qct257600j0pysn8ry5ygvbc.jpeg)
Walleria Gomes Meireles
Discente do Curso de Enfermagem
Representantes do CORPO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO
![Beatriz Beatriz](https://unisulma.edu.br/wp-content/uploads/elementor/thumbs/Beatriz-pg14vkd01x7173vnj5hc941iex1lb54xy7k2bqs0p4.jpeg)
Beatriz Carneiro Alencar
Supervisora Institucional
![Luciana Luciana](https://unisulma.edu.br/wp-content/uploads/elementor/thumbs/Luciana-pg14vm8ofl9lubsx86ale3kflosbqjcemgv1aap8co.jpeg)
Luciana da Luz Rodrigues
Coordenadora do Núcleo de Práticas Administrativas e Empresa Júnior
Representantes da SOCIEDADE CIVIL
![Adriano Adriano](https://unisulma.edu.br/wp-content/uploads/elementor/thumbs/Adriano-pg14vihbo94gjvydu4o344il85auvqxh9y93d6ut1k.jpg)
Adriano da Silva Borges
Historiador, Pesquisador das Comunidades Quilombolas em Alcântara - MA (Projeto ALMA) e Vice-presidente do Centro de Cultura Negra Negro Cosme de Imperatriz-MA
![WhatsApp Image 2022-04-28 at 09.16.40 WhatsApp Image 2022-04-28 at 09.16.40](https://unisulma.edu.br/wp-content/uploads/elementor/thumbs/WhatsApp-Image-2022-04-28-at-09.16.40-po12ypup3nbldkc7dw6p0niae0i1pwi6nito0abudk.jpeg)
Eugenir Andrade Gomes
Pedagoga, membro do Instituto de Projetos Educacionais e Socioambiental - IPES, conselheira de Direito no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente - CMDCA e Presidente do Fórum - DCA Municipal Imperatriz - MA
Leis e Normas
- Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004 – Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)
- Diretrizes para Avaliação das Instituições de Educação Superior (2004)
- Roteiro de Autoavaliação Institucional: Orientações Gerais (2004)
- Portaria n°2.051, de 9 de julho de 2004 – Regulamenta os Procedimentos de Avaliação do SINAES
- Nota Técnica INEP/DAES/CONAES n° 065 – Roteiro para Relatório de Autoavaliação Institucional
- Nota Técnica INEP/DAES/CONAES n° 062 – Definição da Estrutura do Relato Institucional
Relatórios de Autoavaliação Institucional
Ações e Mobilizações
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