fbpx

Capacitação aborda planejamento sobre atuação do profissional de Enfermagem

Iniciativa arrecadou doações para instituição filantrópica

Para esclarecer a cerca da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) foi realizado dos dias 1º a 4 de agosto a Formação Acadêmica em SAE. A ferramenta organiza e ordena o trabalho do enfermeiro quanto ao método, pessoal e instrumentos visando torná-lo mais seguro. Promovido pelo curso de Enfermagem da Unisulma o momento reuniu professores e estudantes do 1º ao 10º período da graduação.

Na manhã do primeiro dia de evento a docente, Daisy Castro explicou sobre “Importância do SAE para a formação profissional”. “Enfermagem baseada em evidências”, foi tema debatido pelo professor, Wherveson Araújo.

Os conceitos, fases e finalidades da anamnese foram abordados, no segundo dia, pela docente, Olyntha Almeida. A anamnese é uma etapa de investigação realizada pelo profissional de saúde ao seu paciente com o propósito de iniciar o diagnóstico de uma doença para melhor tratá-la. A técnica buscar resgatar os fatos que se relacionem com a enfermidade.

A programação deu continuidade, no terceiro dia de atividade, explanando sobre “Exame-físico: geral e específicos”, ministrado pela professora, Cleize Santos durante toda a manhã. Já na parte da tarde aconteceu uma atividade prática no Laboratório de Semiologia da instituição, também supervisionada pela docente.

O último dia de programação iniciou com a palestra “Classificações em enfermagem: NANDA-NIC-NOC-CIPE-CIPESC”, em seguida ocorreu uma atividade sobre “Prescrição, implementação e avaliação”, ambas ministradas pela professora, Waléria Nascimento.

Para encerrar o evento, no período da tarde o professor, Osvaldo Theodoro explicou sobre “Método SOAP: subjetivo, objetivo, avaliação e planejamento”. Por fim, foi explicado sobre os instrumentos que orientam a sistematização da assistência de enfermagem, debatido pelas professoras, Waléria Nascimento e Olyntha Almeida durante a palestra “Apresentação dos instrumentos norteadores para SAE”.

Cada participante da Formação Acadêmica em Sistematização da Assistência de Enfermagem doou 1 kg de alimento não perecível que foi entregue para a Associação Lar São Francisco de Assis, instituição filantrópica destinada a abrigar idosos em Imperatriz.