A Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão (Unisulma) conquistou sua primeira patente. O título de propriedade intelectual foi concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), garantindo aos inventores os direitos sobre a criação do invento.
O Projeto foi idealizado e patenteado por professores do Curso de Estética e Cosmética da universidade, envolvendo a participação de quatros docentes da Unisulma: O professor visitante, João Gomes, Químico, Mestre e Doutor em Ciências dos Materiais; Marcia Guelma, Farmacêutica Bioquímica, Mestre em Patologia das Doenças Tropicais e Doutoranda em Engenharia Biomédica; Lilian Mota, Esteticista e Cosmetóloga, Especialista em Dermoestética e Cosmetologia e Francisco Dimitre, Fisioterapeuta Mestre em Ciências da Saúde e Doutorando em Engenharia Biomédica.
A Invenção se trata de um adesivo para tratamento de acne que apresenta baixo custo e pode ser produzido em escala industrial. “Trata-se do processo de síntese de adesivos poliméricos contendo dois tipos de alfa-hidroxiácidos, ácido glicólico e ácido mandélico para tratamento de acne”, explica o Fisioterapeuta Francisco Dimitre, um dos autores do projeto.
Para o Professor João Gomes, também autor do projeto, o título evidencia o compromisso dos professores da instituição com a pesquisa científica. “Receber o depósito de uma patente em um mês no qual a Unisulma é coroada com nota 5 (atribuída pelo MEC no Recredenciamento Institucional ), é uma forma de fechar este ciclo com uma consagração muito grande a nível nacional. Mostrando para a comunidade externa que nós professores também produzimos novas ideias e não deixamos o conteúdo apenas dentro da academia de estudos”, ressalta.
De acordo com Francisco Dimitre, a Unisulma manteve seu apoio prioritário no processo de idealização da patente, desde a execução dos testes preliminares até o processo de solicitação da patente.